whatsapp atendimento ao cliente

WhatsApp no atendimento ao cliente: confira 6 dicas valiosas

O WhatsApp é um canal de comunicação importantíssimo nos dias de hoje. Qualquer tipo de interação seja por mensagem, voz ou vídeo pode ser feita através dele. E mesmo que inicialmente o intuito tenha sido estritamente a troca de mensagem pessoais, agora grande parte das empresas utilizam o WhatsApp em diversas funções, como vendas, suporte, whatsapp para atendimento ao cliente e etc.

Não há duvidas quanto a utilidade dessa ferramenta no meio, mas para que os resultados sejam os melhores, é necessário traçar estratégias de atendimento ao cliente e seguir as boas práticas da ferramenta.

O intuito desse conteúdo é dar algumas dicas de como estruturar o atendimento no whatsapp para que seja satisfatório para o lead e fornecer a ele uma experiência de atendimento excelente. Continue lendo!

Por que fazer atendimento ao cliente via WhatsApp atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente pelo whatsapp é um grande passo a ser dado pelas empresas. Essa ferramenta facilita a interação entre consumidor e empresa, diminui o timing de resposta, possibilita envio de documentos, fotos e vídeos, além de possibilitar também a implantação do autoatendimento através de chatbots.

Porém esses benefícios só vão existir se a ferramenta for bem implementada e os usuários seguirem as políticas de bom uso da ferramenta. O uso inadequado pode trazer resultados reversos, incluindo o banimento da conta.

Para isso não acontecer, aqui vão 6 dicas valiosas:

Dica n° 1: promova atendimentos ágeis whatsapp

Os usuários do whatsapp quando entram em contato com a empresa esperam um atendimento praticamente instantâneo, dentro do horário estabelecido é imprescindível que haja rapidez no atendimento ao cliente pois se o cliente pudesse esperar por aquela resposta ele havia enviado um e-mail ou coisa do tipo, no whatsapp o atendimento ao cliente deve ser instantâneo.

Dica n° 2: ofereça automação por meio de Chatbots

Pode-se utilizar recursos tecnológicos para auxiliar nesse atendimento como resposta automáticas e chatbots no whatsapp para atendimento ao cliente. Essas ferramentas vão auxiliar no atendimento de forma que atendimentos simples terão uma resposta automática, não necessitando de um operador para resolver o problema. Além de poder ser usado para segmentação de setores, para informativos e muito mais!

Dica n° 3: mantenha um banco de dados via CRM

É importante que todas as interações sejam registradas em um banco de dados via CRM para que haja um histórico de contato com o cliente, assim você conseguirá saber com que frequência o cliente aciona a empresa e a partir disso podemos melhorar a qualidade do atendimento, por exemplo:

  • Para equipes de Suporte Técnico (Receptivo): se o seu WhatsApp é usado para suporte e você atualizar o CRM sempre que precisar, você consegue saber por quais motivos o cliente tem pedido suporte e quantas vezes, podendo definir a partir disso um plano de ação para diminuir esses números.

  • Para equipes de Vendas / Comercial (Ativo e Receptivo): se o Whatsapp é para atendimentos ao cliente de vendas e o cliente tem entrado em contato muitas vezes, certamente é porque está bastante interessado, mas tem alguma insegurança e cabe ao vendedor tranquiliza-lo. E se as informações estiverem no CRM, esse vendedor pode inferir quanto a qual é realmente o problema que o lead enfrenta para concluir a compra. whatsapp atendimento ao cliente

 

Esses dois são exemplos de formas que o CRM pode auxiliar, mas existem outras! Ter essas informações no banco de dados faz com que o operador possa prestar um atendimento mais ágil e assertivo. whatsapp atendimento ao cliente

crm para call center

Dica n° 4: busque sempre feedbacks dos seus clientes

Pedir feedbacks entra bastante no que foi dito acima. Entender o que impede que o cliente compre, entender o que dá problema para que o cliente busque suporte, entender o que causa insatisfação ao cliente, é essencial!

Isso facilita a descoberta de problemas na empresa e ajuda a traçar ações para corrigi-los. whatsapp atendimento ao cliente

Dica n° 5: estude seu público e fale a linguagem dele

O WhatsApp é uma ferramenta que inicialmente foi criada para comunicação pessoal e mesmo depois de ter passado para o meio comercial isso não mudou, por isso, é essencial para que haja uma boa comunicação é fundamental estabelecer um contato personalizado e pessoal.

Chamar o cliente pelo nome, tratar de maneira exclusiva e amigável, mas sempre equilibrada e profissional. Considere também o meio em que ele está inserido, assim é mais fácil de acertar na tratativa.

Dica n° 6: evite exageros de mensagens whatsapp atendimento ao cliente

Isso é questão de empatia, ninguém gosta de ser bombardeado de mensagens. É importante portanto ficar de olho no volume e nunca fazer spam. É importante definir uma cadência de mensagem para o whatsapp de atendimento ao cliente e respeita-la.

plataforma omnichannel chat de atendimento

Promova atendimentos assertivos na maior mensageria do mundo!

Com essas dicas, certamente o atendimento ao cliente pelo whatsapp será bem mais produtivo trazendo a empresa um diferencial importante. O ponto fundamental aqui, além de contar com tecnologias de otimização, será o estudo e conhecimento de seu Público-Alvo.

Entender sobre seu comportamento e linguagem serão fundamentais para qualquer estratégia de comunicação, seja via WhatsApp ou qualquer outro canal.

E aí, esse conteúdo te ajudou?

FERRAMENTA COMPLETA PARA WHATSAPP