transformação digital

Transformação Digital: saiba como adaptar sua empresa à Era Digital

Transformações acontecem na nossa vida a todo instante e com as tecnologias não seria diferente. A chamada Transformação Digital é uma mudança na mentalidade das empresas que acontece a fim de que o dia a dia se torne mais moderno e otimizado, acompanhando esses avanços tecnológicos.

Se você tem interesse em ter uma empresa que esteja atualizada nas tendências digitais do mercado, continue lendo esse post e venha descobrir quais são os benefícios de se moldar ao contexto.

O que é Transformação Digital?

Transformação Digital nada mais é que um processo onde a empresa usa a tecnologia em todos os seus setores, centralizando-a. Isso muitas vezes independe do produto/serviço oferecido, uma vez que essas tecnologias são focadas nos processos.

As empresas que implementam esse processo visam se adequar à lógica do mundo digital, que tem como base respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade.

Porém, a transformação digital não é realidade para todas as empresas. Isso porque trata-se de uma mudança radical não só na área tecnológica e de marketing da empresa, mas principalmente na gestão e até mesmo cultural. Infelizmente muitas das empresas não estão preparadas para mudanças tão radicais assim.

processo de transformação digital

Porque adaptar sua empresa à era Digital:

Falando em transformação tecnológica, não se tem noção do quanto nos últimos anos a tecnologia avançou. Essas tecnologias ampliaram a quantidade de produtos e serviços ofertados e agilizaram a transferência das lojas físicas para e-commerces.

E é com intuito de convencer da importância de aderir a essa transformação que vamos citar os motivos abaixo:

1. Melhorar a Experiência do Cliente

Essas transformações digitais são importantes porque melhoram a experiência do cliente, pois ajudam a direcionar a atenção toda para o cliente, ao atendimento que se dá a ele.

Em resumo, a transformação digital ajuda a segmentar o público, permitindo uma personalização do atendimento para a necessidade.

2. Melhoria nos processos operacionais

Além disso também ajuda em processos operacionais, como havia dito. Torna os processos simples e eficientes, o que acaba motivando a equipe, pois os resultados começam a surgir mais rápido.

Como adotar a Transformação Digital na sua empresa

Algumas metodologias de sucesso viraram cases e espelhos para muitas empresas que desejam adotar a Transformação Digital como um novo momento. Algumas lições foram tiradas e compartilhamos com você dicas valiosas:

  • Planejamento, estudo e ação: para adotar esse modelo, foque no planejamento. Um pouco acima citamos o fato de que o desafio maior de implementar não seria na tecnologia e marketing, mas sim na gestão. O ponto principal é que o objetivo vá além de atualização, mas que a empresa entenda o que essa atualização significa. Ela significa melhorar produtividade, fazer integrações, melhorar comunicação e etc.

  • Invista em Infraestrutura: infraestrutura também é importante. É preciso investir em sistemas que otimizem seus processos, equipamentos de armazenamento e outros. Transformar os processos é um passo gigante e é importante que a comunicação seja rápida e que os setores conversem.

  • Capacite e prepare seus funcionários: outro ponto importante nesse sentindo é que os funcionários, principalmente de gestão, entendam de fato o que o momento significa e mais, que eles se capacitem para que o processo realmente ocorra da forma que precisa.

chat de atendimento

Principais tendências da Transformação Digital

Existem algumas tendências da Transformação Digital que surgem a passo de levar as empresas a se adaptarem ao mercado. Algumas ações e estratégias de sucesso viraram tendências:

  • Automação de Marketing

    Essa medida facilita o trabalho do marketing o deixando livre para trabalhar em outras demandas. Ela é importante para melhorar a experiência do usuário proporcionando um contato individualizado entre cliente e marca. Existem diversas ferramentas de automação de marketing no mercado, basta então procurar e escolher aquela que mais se adapta a sua demanda.

  • Big Data e Data-driven Marketing

    A big data e o data-driven marketing tornam possíveis que todas as decisões relevantes sejam tomadas levando em contato dados e análises. Isso faz com que o decisor escolha com mais tranquilidade e certeza de retorno. Para uma jornada de transformação digital de sucesso, a análise de dados deverá ser feita sempre que precisar tomar decisões.

  • Business Intelligence

    A estratégia tem objetivo de analisar o que funciona ou não funciona dentro de uma empresa e o que contribui ou não na tomada de decisão. Quando o BI e a Big data trabalham juntas é mais fácil o processo de mensurar e coletar dados. O BI permite a análise aprofundada dos dados. Além disso é uma ótima forma de acompanhar os clientes no funil de vendas e identificar padrões de comportamento.

As regras mudaram. Adapte-se ou morra! transformação digital

Se você perguntar qual o melhor momento para se adaptar à Transformação, te respondemos de forma prática: o momento é agora!

Muitas empresas ainda estão atrasadas com relação ao processo, como você poderá ver em estudo realizado pela Dell:

“15% das organizações globais estão atrasadas, 32% só acompanham a marca e 34% estão avaliando a transformação digital.”

Dell

Neste processo, é visível que empresas com maior porte e que possuem pouca adaptabilidade à Transformação Digital, estão tendo grandes perdas de receita.

É importante que as empresas se atentem a isso e vimos como a pandemia acelerou demais a Centralização do Digital em muitas empresas.

Em outras palavras, a Transformação Digital impõe uma mudança enorme na forma como as empresas operam, absorvendo a cultura digital com o objetivo de alcançar melhorias em produtividade.

O processo precisa ser estudado, planejado e também o conhecimento de metodologias já consolidadas no mercado poderão ser a base para colocar em prática todo este processo transformador. O importante aqui é não pecar pela falta de iniciativa!

O consumidor mudou, as empresas mudaram. O momento de mudanças e transformações é o agora. Você está preparado?

QUERO ME TORNAR OMNICHANNEL