blog telefonia digital e analógica

Vantagens e Desvantagens entre Telefonia Digital e Analógica

A comunicação com o cliente é a parte principal, seja para atendimento, suporte, vendas ou cobrança. E para uma boa comunicação além de funcionários capacitados e equipamentos certos, é necessário usar também uma boa telefonia. Para isso, vamos mostrar a diferença entre telefonia digital e analógica, além de explicar um pouco sobre cada uma delas.

Por mais que a tecnologia VoIP tenha revolucionado a comunicação por apresentar qualidade e um preço mais acessível, além de facilidades na ampliação, ainda é bem comum encontrarmos empresas que ainda utilizem a telefonia analógica em seu atendimento.

Mesmo as duas fazendo a mesma função de estabelecer o contato entre cliente e empresa, há muitas diferenças. Nesse post, nosso objetivo é mostrar as duas opções para que você considere as vantagens e o custo-benefício de cada um.

O que é a Telefonia Analógica?

Telefonia Analógica é uma rede usada para transmitir chamadas através de fios telefônicos que transportam dados de voz analógicos. Normalmente aparelhos telefones que independem da internet sem fio.

Dependem de uma rede telefônica pública comutada (PSTN) para realizar chamadas. Esse cabeamento liga a estrutura física às centrais telefônicas, essas centrais cobram em através de taxadas que variam por tempo de ligação, tipo de aparelho e distância dos pontos de chamada. Além desse custo, ainda existem custos voltados a instalação e passagem de cabos para conectar linhas ou ramais aos aparelhos telefônicos.

Em um espaço de tempo muito curto, a telefonia foi de girar uma manivela a enviar um sinal para uma telefonista que completa a ligação e agora para centrais de telefonia inteligentes. E é aí que surge a telefonia digital, como mais um avanço da telefonia.

Principais Vantagens da Telefonia Analógica

  • Maior Aceitação: como é um modelo mais conhecido e tradicional, ele soa muito mais familiar às empresas. Além disso, há uma gama enorme de operadoras com planos de banda larga em conjunto com telefonia, já muito estabelecidas no mercado.

  • Não dependa da energia elétrica: por conta da estrutura ser através de cabeamento, a telefonia convencional não necessita de energia para funcionar.

Principais Desvantagens da Telefonia Analógica

  • Maiores gastos com infraestrutura: a telefonia convencional ou analógica demanda maior estrutura física, além de cabeamentos para sua utilização. Toda a estrutura necessária pode acabar saindo cara, dependendo da quantidade de aparelhos e tamanho do projeto.

  • Modelo de fidelização: geralmente as operadoras deste tipo de telefonia amarram as empresas com períodos de fidelização. Isso significa uma certa “prisão” no caso de insatisfação com o serviço, já que altos valores de multa são aplicados no contrato.

  • Dificuldades para Migração: vivemos um momento em que diversas empresas estão migrando para o modelo de trabalho Home Office. A telefonia analógica está muito atrelada à infraestrutura que lhe é disponibilizada, o que promove certas dificuldades para possíveis migrações estruturais.

O que é a Telefonia Digital?

Já a telefonia digital por sua vez, é uma tecnologia capaz de fazer ligações telefônicas por meio da internet. Essa tecnologia traz a possibilidade de transformar dados analógicos de voz em dados digitais através da VoIP (Voz por IP).

Esse sistema se popularizou na internet porque começou a permitir que pessoas se conectassem, seja por chamadas de vídeo e áudio, em nível mundial, só dependendo de uma boa internet. A tendência é que a telefonia convencional suma durante o tempo, sendo plenamente substituída pela telefonia digital.

Para implementar a telefonia digital precisamos de uma telefonia VoIP que funcionaria como os créditos do telefone, um softphone que faria a emulação da chamada no computador , uma internet de qualidade e por último um headset.

Principais Vantagens da Telefonia Digital

  • Mais economia: por utilizarem a rede de internet, as ligações chegam a ser até 30% mais baratas que na telefonia analógica.

  • Excelente mobilidade: por necessitar de pouca infraestrutura para realizar as chamadas, o VoIP é muito indicado para operações que estão em Home Office ou para colaboradores em trabalho externo.

  • Infraestrutura simplificada: após a aquisição do pacote de VoIP, você precisará apenas de uma boa internet e um headset USB. Reduzindo gastos com infraestrutura!

  • Facilidade para integrações: o VoIP é um serviço digital, portanto isso facilita a possibilidade de integração com softwares que otimizam o trabalho dos operadores como Discador Automático, CRM e outras funcionalidades.

Principais Desvantagens da Telefonia Digital

  • Dependência de uma boa conexão: a qualidade das ligações realizadas está totalmente ligada à estabilidade da rede e conexão com a internet. Neste caso, qualquer instabilidade poderá afetar diretamente a qualidade das ligações. É importante garantir a contratação de uma boa internet!

  • Possíveis atrasos nas chamadas: por depender da decodificação de voz para dados, caso o pacote de internet contratado não esteja dando a resposta esperada, podem ocorrer atrasos e até mesmo ecos nas ligações.

criamos um E-book prático para você!

E-book completo: diferenças entre Telefonia Analógica e Digital

Separamos um E-book super prático para você ter todas essas informações na palma da mão! Entenda de forma prática cada uma das vantagens e desvantagens para tomar a melhor decisão possível no momento de definir o tipo de telefonia que irá utilizar em sua empresa:

e-book telefonia analógica e digital

Entenda sua necessidade, sua infraestrutura e faça sua escolha!

Agora que você entendeu melhor sobre as diferenças entre os tipos de telefonia, é preciso olhar para dentro de sua infraestrutura e também o valor disponível para tal investimento.

De um lado temos o convencional, do outro, um processo mais moderno e que exige menos investimentos, a telefonia digital.

A Pluri Sistemas trabalha com tecnologias que se adaptam a qualquer um dos tipos de telefonia. Seja na monitoria dos operadores ou na automatização dos fluxos de chamada, temos tecnologias que irão potencializar o seu Call Center.

Aproveite para conhecer um pouco mais da gente, clicando no botão abaixo:

quero evoluir meu call center!