comportamento do consumidor pluri sistemas

Por que entender o Comportamento do Consumidor

Toda empresa, independente do ramo atuante, tem o objetivo de satisfazer as vontades e necessidades do seu cliente. E, para isso, é importante compreender quem seu cliente é, mas não só superficialmente! É importante entender como ele pensa, o que ele sente, o que determinada atitude dele quer dizer, etc.

Ter um conhecimento aprofundado sobre o consumidor é o diferencial de muitas empresas. Porém, não é muito mais fácil agradar alguém que nós já conhecemos? Não seria diferente nessa relação empresa-cliente, você só consegue vender um produto se ele satisfazer alguma dor. comportamento do consumidor

Como já dito, identificar é uma das partes necessárias, porém, saber interpretar situações diferentes para criar uma solução plural que atenda todas essas necessidades.

O intuito do post é explicar porque é importante entender sobre comportamento do consumidor. Se você ficou interessado, boa leitura!

O que é Comportamento do Consumidor

É o estudo sobre como as pessoas, grupos e organizações selecionam um produto/serviço, compram, usam e descartam para satisfazerem suas necessidades e desejos.

É um campo de estudo científico e por isso deve se basear em pesquisas estatística. Ao mesmo tempo, diversos fatores sociais também influenciam e devem ser considerados.

sistemas para call center

Fatores de Influencia no comportamento do consumidor

Existem diversos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, aqui vamos citar cinco fatores que julgamos importantes nesse estudo, são eles: a personalidade, os influenciadores, cultura, classe social e motivações pessoais.

1. Personalidade:

Cada pessoa tem sua personalidade e ignorar esse detalhe ao falar sobre comportamento é um erro. A personalidade que é um conjunto de características psicológicas que determina padrões de pensamentos, sentimentos e atitudes.

2. Pessoas Influenciadoras:

Influenciadores são todos aqueles que de alguma são formadores de opinião do consumidor, porque criam necessidade, porque apresentam a solução para os interessados, porque criam tendências, etc.

Esses podem estar na televisão (por exemplo, na marca de celular que a personagem da novela usa, no estilo de roupa da mesma, marca do carro) e até no mundo digital (por exemplo os influenciadores digitais que são pagos por marcas para divulgarem o produto).

Mas diferente do que muitos pensam, influenciadores não são somente pessoas famosas, qualquer pessoa que possui certa relação ou poder de argumentação poderá influenciar outra pessoa a consumir determinado produto/serviço.

3. Cultura:

Cultura é um conjunto de tudo aquilo que vivenciamos e molda como pensamos e agimos. Normalmente as condições do local em que vive, as situações que presencia e passa, quem está a sua volta, costumes do país, região, entre outros.

É determinante no comportamento porque a cultura daquele país é determinante em relação ao que ele oferece de produto/serviço.

4. Classe Social: comportamento do consumidor

Já esse fator, fala justamente sobre poder aquisitivo de um consumidor. Quanto mais baixa a condição financeira menor a visão de necessidade.

Isso influencia o consumidor porque ele só enxergará funcionalidade naquilo que ele consegue se enxergar comprando, naquilo que de alguma forma faz sentido pro estilo de vida que ele leva, a classe que se encontra.

Produtos voltados para classes sociais mais baixas precisam de um apelo popular, assim como os voltados para classe mais altas devem apresentar um senso alto de exclusividade.

5. Motivação Pessoal: comportamento do consumidor

A motivação pessoal sempre é o que dá o gás final a decisão. Seja em coisas que farão sua vida mudar totalmente (como compra de um imóvel, terreno, carro, etc) ou momentâneos (roupa nova, corte de cabelo, maquiagem, etc).

Motivações são sempre fatores decisivos pois quando decidimos que aquilo é importante, fazemos de tudo para alcançar, tornando além de motivação, um objetivo.

Mudanças ocorridas ao longo da Pandemia:

A pandemia mudou o comércio no geral. O ponto de vendas parou de ser essencial, o número de funcionários também não precisava ser o mesmo, a logística do produto, inclusive o comportamento do consumidor. E a motivação dessa mudança de comportamento é justificada por a transferência das compras para o ambiente virtual.

Com isso, o clima de instabilidade se espalhou pelo país, as incertezas do momento fizeram alguns números mudarem. As compras reduziram, em sua maioria, para só o essencial; as lojas físicas passaram a ser menos visitadas; menos frequência nas compras, menos impulsividade, o serviço de entrega foi ofertado pela maioria das empresas abertas nesse período e etc.

Entenda melhor o seu consumidor e crie vínculos duradouros!

Conhecer com quem você fala é algo trivial para qualquer negócio.

Quando falamos em vendas e fidelização de clientes isso se torna algo fundamental! O comportamento do consumidor possui suas variáveis, suas influências e, em alguns casos, parece algo até mesmo subjetivo.

O importante aqui é testar sua comunicação com ele, entender o que funciona e, principalmente, ouvi-lo!

Ouvindo seu consumidor você poderá aperfeiçoar a forma como atende ele, além do seu próprio produto.

sistema crm