régua de cobrança

Tudo sobre Régua de Cobrança e combate à inadimplência

O número de call centers vem aumentando cada dia mais e podemos perceber uma crescente ainda maior desse segmento na parte de cobranças. Isso se dá devido a oscilação no mercado financeiro atingindo vários segmentos ao mesmo tempo, inclusive aos consumidores.

Nessas situações, o ideal é de que esse Call Center tenha uma régua de cobrança para que se padronize gestão de cobrança avaliando principalmente o comportamento de pagamento do cliente e assim, reduzindo a inadimplência.

Esse conteúdo vai te ajudar a entender não só como funciona uma régua de cobrança, mas como aplica-la, os tipos de régua possíveis, como essa estratégia pode ajudar a reduzir a inadimplência e uma dica de solução que é essencial no processo!

Se você tem curiosidade sobre o tema, venha conosco conhecer essa nova metodologia e diminuir cada vez mais a inadimplência do seu produto/serviço! Vamos lá?

O que é uma Régua de Cobrança?

Uma régua de cobrança nada mais é que um plano de cobrança que parte do princípio que cada cliente tem um perfil e deve ter a cobrança feita de forma diferente. Essa régua possibilita então que a partir do perfil do contrato e histórico de adimplência, sejam aplicadas formas diferentes de cobrança sempre pensando na gravidade dos casos.

É legal pensar na régua de cobrança como uma forma prática de registro, organização e acompanhamento das etapas de cobrança. O intuito é que você consiga efetuar cobranças mais assertivas afim de diminuir a recorrência de atrasos de pagamento e dividas.

Como a Régua de Cobrança funciona?

Como dito anteriormente, a régua de cobrança serve para acompanhar todo o processo de compra do lead do inicio da compra até o vencimento do boleto e quitação do mesmo.

Para que essa estratégia funcione basta definir uma data de início e outra final, afim de pontuar alguns períodos entre esse tempo para que sejam enviadas notificações pelo aplicativo, sms, e-mail, ligação, etc.

Confira os principais tipos de régua de cobrança

Os tipos de régua de cobrança dependem diretamente da forma de pagamento escolhida pelo comprador, pois cada uma dessas cobranças envolve um perfil de comprador. Usando a régua de cobrança certa você irá ter mais sucesso ai incentivar o pagamento do seu cliente. Vamos explicar cada uma delas:

1. Pagamento por transferência ou depósito bancário:

Esse processo depende diretamente do comprador para quitar suas dívidas. Sendo assim, devem ser cobranças mais intensas. A dica nesse caso é fazer a cobrança sempre ser feita na primeira ou segunda semana do mês que é onde normalmente o cliente recebe o salário.

Após a data de estipulada as cobranças devem ser intensificadas, uma notificação por semana independente do canal é interessante. Ao passar o prazo de 60 dias ou 2 meses, a cobrança deve passar a ser judicial.

Nesses casos precisamos nos preparar para alguns tipos de ocorrência, o deposito ser feito de envelope vazio ou mesmo depositar um valor menor. Quando isso acontece, é só calcular o valor faltante e acrescentar na próxima fatura ou até cobrar somente esse valor.

2. Pagamento por boleto:

Assim como a anterior, esse método de pagamento depende muito do cliente, exigindo maior monitoramento da régua. Podemos seguir as mesmas etapas da cobrança do item anterior, o diferencial é que o valor pago pelo cliente não pode ser modificado. Isso traz mais segurança ao cliente!

3. Pagamento por cartão de crédito:

Essa forma facilita o processo pois a própria agência bancária emite a cobrança pela fatura. Mas também pode ocorrer algumas situações desagradáveis, como cartão recusado por falta de limite, cartão vencido, mas tudo será resolvido com o consumidor.

Como a estratégia poderá ajudar na redução da inadimplência?

A régua de cobrança ajuda a diminuir a inadimplência, isso acontece porque a marca mantém um relacionamento próximo com o cliente, diminuindo as chances de esquecimento e além disso, o cliente consegue acompanhar as datas de vencimento entre outros.

Como um CRM poderá auxiliar na gestão da Régua de Cobrança

O CRM é um Customer Relationship Management, que trata de auxiliar gestão de relacionamento com o cliente, é um software que concentra informações como histórico de compras, histórico de contatos, informações de contatos, etc.

O CRM é uma ótima solução tecnológica para auxiliar na régua de cobrança, já que nesse sistema você consegue ter todas as informações do cliente e da sua jornada reunidas em um só lugar, nele você pode colocar a data inicio da compra, forma de pagamento entre outras coisas que serão essências na hora da comunicação com o cliente.

A Pluri Sistemas possui uma ferramenta completa de CRM onde você terá diversas funcionalidades para te auxiliar a elaborar a melhor estratégia possível de cobrança:

  • Cadastros de empresas, Leads e clientes
  • Registros de interação e contatos de ponta a ponta
  • Controle do Status de negociação
  • Agendamento de acionamentos
sistema crm call center

Entenda o seu consumidor e aplique a estratégia de cobrança mais assertiva!

Antes de aplicar qualquer uma das estratégias que falamos neste conteúdo, é importante realizar uma análise profunda do perfil do seu público, além de adequar o seu modelo de negócio da melhor possível a ele.

Feito isso, escolher a forma de pagamento ideal para o público que deseja, promovendo facilidades para o pagamento e reduzindo as possibilidades de inadimplência.

Com tudo isso em mente, elaborar sua régua de cobrança será fundamental para que sua empresa não sofra com a falta do pagamento de seus consumidores.

Seja criterioso, elabore uma cadência personalizada e conte com tecnologias como o CRM, que lhe darão importantes informações neste processo.

quero controlar os status dos meus clientes