customer centric

Saiba mais sobre o prefixo 0303 nas ligações de Telemarketing

No último mês de março passou a se valer em todo território brasileiro uma regra que obriga empresas de telemarketing a usarem o prefixo 0303 em qualquer chamada, possibilitando que o consumidor a reconhecer esse tipo de ligação opte por atender ou não.

Essa é uma medida que visa devolver ao consumidor a sua privacidade, já que a maioria das reclamações tem sido sobre volume de ligações e com números de fixo e móvel cada vez mais comuns.

Para essas situações, temos duas possibilidades: ou a pessoa atende todas as ligações recebidas e perde muito tempo do dia, ou rejeita todas, correndo risco de perder ligações importantes. Além de ser incomodo ter o celular tocando toda hora.

O intuito desse texto é explicar as novas regras de utilização do prefixo 0303 para ligações (celular e fixo) dos telemarketings e como lidar com essa nova realidade! Ficou interessado? Acompanhe o texto e entenda mais sobre essa mudança!

O que é o prefixo 0303?

O prefixo 0303 nada mais é que um identificador aprovado pela Anatel no final do ano de 2021 por meio do ato 10.413, que tem como objetivo padronizar as ligações de call center ativo facilitando a identificação por parte dos clientes.

Quando será válido o código 0303?

De acordo com a Anatel, o código deverá ser adotado por empresas de telemarketing ativo, exceto empresas que fazem cobrança e/ou pedem doações. Para ligações de telefonia móvel a regra começou a valer no dia 10 de março e para telefonia fixa começará a valer a partir de Junho.

Essa identificação deverá aparecer de forma clara no visor do leitor e o consumidor poderá pedir o bloqueio dessas ligações.

sistemas call center

Como as operadoras deverão se responsabilizar

É de responsabilidade das operadoras fazer o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor, também possibilitar o uso do 0303 e empregar meios tecnológicos para impedir que as empresas continuem utilizando os números sem o prefixo definido.

Vale lembrar que essa regra vale para todos os setores que utilizam o telemarketing ativo.

Anote aí um resumo bem prático:

  • Essa regra vale somente para telemarketing ativo.

  • Exceto cobrança, informativos e pedido de doações

  • Dia 10/03 entrou em vigor para números de celulares

  • Em Junho entrará para números de fixos

  • O prefixo deve estar claro no visor de telefone

  • O usuário pode efetuar o bloqueio das chamadas de telemarketing

Adapte sua Central de Atendimento!

A mudança relacionada ao código será exclusivamente para atividades de telemarketing ativo! Entre em contato com sua telefonia, seja fixa ou móvel, para realizar a adequação.

A identificação deverá ser realizada de forma clara, no aparelho do seu consumidor/cliente.

controle melhor seu call center