gatilhos mentais para vendas

Os principais Gatilhos Mentais para sua equipe de Vendas

Você já parou para pensar com base em que as pessoas tomam a decisão de compra? Bom, o marketing tem a missão não só de explicar em que é pautada a decisão, mas também replicar estratégias que levem o consumidor à compra. Esses são os chamados gatilhos mentais para vendas.

Todas as decisões por nós tomadas, são inicialmente decisões inconscientes, só depois de algum tempo a consciência é tomada apoiada em uma justificativa racional achado pelo cérebro.

O ato de escolher é dividido em três partes, a primeira é quando o cérebro decide o que quer fazer, a segunda, é transmitida a sensação de tomada de decisão, onde de forma racional o cérebro procura justificativas para agir daquela forma e por último, age de acordo com a decisão tomada. Existem, porém, algumas de nossas atitudes que são tomadas de maneira inconsciente, poupando-nos um pouco de energia.

Nos momentos de consciência, principalmente no ato da compra, existem saídas que possam retirar do lead mais fácil o tão desejado “sim” e esses são os gatilhos mentais para vendas.

Quer saber mais sobre eles? Continue lendo e venha conhecer essa técnica antiga, porém tão atual!

O que são Gatilhos Mentais?

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que atingem o instinto, o emocional ou o social da pessoa levando-a a adquirir o que é vendido sem pensar racionalmente se ela precisa, se deve, se tem necessidade de ser naquele momento, etc.

Esses gatilhos mentais acontecem porque nosso cérebro está programado para tomar diversas decisões durante o dia automaticamente (como piscar, bocejar, ir ao banheiro, beber água, etc.) e as propagandas utilizam dessa oportunidade para estimularem a compra. gatilhos mentais para vendas

Você pode nunca ter percebido, mas essa técnica é muito usada em propagandas na TV, jornais, revistas e até rádios, em lançamentos de produto também é comum. Mas não se confunda, gatilhos mentais para vendas não têm nada a ver com manipulação!

Os 6 principais Gatilhos Mentais para Vendas

Existem diversos gatilhos mentais para vendas que podem ser usados para convencer o cliente a comprar, mas muito deles já foram desvendados pelos mesmos que pararam de ceder a esses gatilhos.

Vamos falar nesse tópico sobre os 6 dos principais. Vamos lá?

1. Gatilho Mental de Autoridade

Ser autoridade no assunto é algo que traz credibilidade e, portanto, facilita na hora da venda. Tenha em mente que você precisa conquistar a confiança das pessoas, sua abordagem nunca deve ser em tom rude, mas confiante, permitindo perguntas, sem despejar informações em cima do cliente sem necessidade. Ser simples e objetivo é o ideal.

2. Gatilho Mental de Prova Social

Inconscientemente tomamos decisões de acordo com o que os outros fazem e por isso existe o gatilho da prova social: conseguimos vender produtos para determinadas tribos para que ele se sinta pertencente e à vontade no ambiente ao qual ele escolheu participar.

Para colocá-lo em prática demonstre cases, contrate influenciadores e colete depoimentos. Aposte em tornar seu produto algo que represente um grupo de pessoas e assim terá seu gatilho de vendas.

3. Gatilho Mental de Reciprocidade

Reciprocidade é uma via de mão dupla, no caso das vendas! O cliente desenvolve esse sentimento pela empresa quando SABE que de alguma forma seu problema será resolvido. Assim, o cliente não tem medo de comprar, sabe que não terá problemas em resolver e isso o incentiva à compra.

4. Gatilho Mental de Afinidade gatilhos mentais para vendas

As pessoas costumam comprar de empresas que de alguma forma reflitam o que elas acreditam, sua personalidade. Se você for capaz de criar no seu cliente esse sentimento, terá um cliente fiel durante muito e muito tempo. A criação de uma relação próxima pode ser a chave para virar esse gatilho no seu cliente.

5. Gatilho Mental de Escassez

Todos nós como consumidores temos a mania de querer aquilo que não tem com tanta abundância no mercado. São exemplos desse tipo de gatilho mentais para vendas as frases “vagas limitadas”, “promoção válida até amanhã” ou “somente para as primeiras 5 pessoas”.

6. Gatilho Mental de Perda ou Urgência

Vamos começar dizendo que esse gatilho não é o mesmo que o gatilho de escassez. Esse gatilho quer mostrar a falta de tempo, ou seja, a pessoa sabendo que o tempo está acabando, automaticamente ela fará a conexão de que aquele produto está no fim. Cronômetros nas lojas com a contagem regressiva é um tipo de gatilho de urgência, e etc.

Nenhum deles tem o intuito de manipular, só de instigar o cliente a adquirir aquele produto ou serviço no momento desejado pelo comercial.

Antes de aplicar, entenda o estágio de funil do seu Lead!

Saber o momento certo de utilizar cada Gatilho Mental é importantíssimo seja para a prospecção de Leads pelo Marketing ou até mesmo para uma positivação de Vendas pela equipe Comercial.

Neste sentido, ter o controle e entendimento do público-alvo e de cada etapa de Funil de Vendas é muito importante.

Cada etapa equivale a um momento diferente de comunicação e também significa que um gatilho ou uma estratégia poderão ser mais ou menos eficazes!

A dica aqui é de apostar em uma tecnologia de CRM para controlar toda a jornada e etapas do Funil de Vendas. Anote aí:

  • Aposte em um CRM: o CRM (Customer Relationship Management) é uma tecnologia poderosa para quem deseja controlar cada etapa do Funil de Vendas. Um bom CRM permite cada analista gerir todas as etapas de relacionamento com o cliente além de concentrar informações-chave do mesmo e históricos de interação ou compras. Conheça o sisCRM da Pluri Sistemas e promova interações de vendas muito mais assertivas!

crm para call center

Chegou a hora de escalar suas vendas por meio do uso de Gatilhos Mentais!

Após ver que existem diversas formas de fazer o seu cliente comprar o produto na hora que você quer, até deu para animar, não é?

Colocando esses gatilhos mentais para vendas no discurso da loja e de seus funcionários o número de negócios fechados vai aumentar, trazendo o tão sonhado aumento no retorno financeiro para empresa.

Aposte em uma análise profunda de seu produto e público, além de apostar em tecnologias que otimizarão e integrarão todas as informações e etapas da negociação.

Com isso, sua equipe será municiada de armas poderosas para aumentar a positivação de Leads em grandes negócios para sua empresa!

TECNOLOGIA PARA AUMENTO DE PERFORMANCE