Saiba o que é um Funil de Vendas e seus estágios

O Funil de Vendas é uma estratégia importante para se colocar em prática dentro da empresa. Se trata de uma metodologia que as empresas usam para avaliar o resultado dos clientes referente ao avanço nessas vendas. A finalidade é ajudar os gestores e vendedores a entender as estratégias e objetivos empregados na venda.

O funil de vendas classifica e estrutura as etapas de vendas pelas quais o cliente avança quando chega a determinada empresa. A vantagem é identificar padrões de consumo dos consumidores.

Observar esse padrão é importante para que se mude ações que não levem para o nível mais afunilado do funil e continuar com ações que levem. Usando o funil e entendendo-o você consegue atingir quem precisa ser atingido, na fase certa, na hora certa para trabalhar melhor as oportunidades. Funil de Vendas

Neste post a gente explica tudo detalhadamente desta estratégia para você. Confira:

A Jornada do Cliente Funil de Vendas

Para falarmos de funil de vendas precisamos diferencia-lo e falar sobre os benefícios da jornada do cliente. O funil como já dito é a metodologia para acompanhar o consumidor, já a jornada de compras é o caminho que o cliente percorre.

Para executar bem a estratégia de funil de vendas é necessário conhecer a jornada do cliente, uma vez que usando as duas a abordagem é mais assertiva já que a função do funil é justamente mostrar as melhores formas de abordar o cliente, estudando assim a jornada de compra do mesmo. Funil de Vendas

É composta por 4 etapas, sendo elas aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, agora vamos falar sobre cada um:

Aprendizado e Descoberta

Nessa etapa, o cliente potencial precisar ser atraído, precisa saber que existe a solução e que ele tem uma dor, mas ainda não sabe exatamente o que é.

Reconhecimento do problema

Já aqui, esse cliente potencial, já sabe que tem uma dor e perceberá nessa parte que problema é esse. É um passo importante pois começa através dai a busca por uma solução.

Consideração da solução

Nesse ponto, já se sabe que existe a solução e já reconhece um problema, agora é só juntar. Só começar enxergar seu produto ou serviço como a resolução dos problemas dele.

Decisão de compra

Como última etapa do funil, a decisão de compra é o momento de escolha, quando o cliente vai avaliar as possibilidades e comprar ou contratar aquela que cria mais valor, ou seja, soluciona mais problemas.

O Modelo AIDA Funil de Vendas

O Conceito de funil de vendas surgiu a partir do modelo AIDA, uma metodologia que tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação a aquisição de um produto ou serviço. Para tal, faz-se uma série de passos que descrevem o processo até fechar a venda.

O cliente nesse modelo passa por 4 passos:

  • Atenção: onde é preciso atrair atenção das pessoas para que conheçam a empresa.
  • Interesse: fundamental criar para que o seu consumidor conheça as características do seu produto/serviço.

  • Desejo: estágio em que cria-se uma sensação de desejo, fazendo com que as pessoas queiram adquirir a solução.

  • Ação: o ato de compra, onde a empresa conquista o consumidor.

Funil de Vendas e suas etapas

É composto por 3 níveis: visitantes, leads e clientes. E divididos em 3 fases, topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

As estratégias vão se afunilando conforme o cliente desce pelo funil e só passa do fundo aqueles que realmente tem interesse e que as tecnologias suprem suas necessidades.

Vamos conhecer agora as fases do funil.

topo de funil de vendas pluri sistemas

O Topo de Funil é a parte que mais volumosa do funil. A fase em que o visitante/lead começa a entender que tem uma necessidade e o lead ainda não entende que a solução desse problema pode ser uma empresa.

O chamado visitante nesse nível, caiu no site sem pretensões e vai consumir os conteúdos disponíveis o que vai despertar o interesse dele em conhecer melhor a empresa e produto/serviço oferecido. É importante ter conteúdos que eduquem os visitantes/leads.

Após um primeiro contato, o visitante se torna um lead e avança para o próximo passo do funil. Ele sente que existe um problema ou uma dor, entra em contato para entender sobre a solução e verificar se sua dor é coerente.

meio de funil pluri sistemas

Na fase do Meio de Funil, o lead já entende que existe a dor e se nada for feito continuará a perdurar, comprometendo seu negócio. É hora de nutrir o cliente potencia com informações relevantes e cada vez mais detalhadas, pois se ele passou da primeira fase do funil das informações básicas, já sabe o básico. Para ir para a próxima, precisa conhecer a fundo o sistema.

Também é importante pesquisar sobre o perfil da empresa. Com informações pode-se trabalhar muito melhor as estratégias de atração e nutrição desse lead, tornando as estratégias mais assertivas.

São importantes também para contornar e resolver problemas. O cliente no meio do funil, tem intenção de comprar, mas ainda não está apto.

fundo de funil de vendas pluri sistemas

É a fase final, o momento em que todos os esforços são para converter. O cliente nessa fase já sabe que tem o problema, entendem qual produto/serviço pode ajudar. Agora é a parte da empresa de criar valor e mostrar que talvez ela seja a solução.

A duração é menor porque o cliente que chega nessa fase sabe que precisa e não precisam ser convencidos das funcionalidades da solução. É uma fase para se negociar, pesar os pós e contras. Nesse ponto, as especificações técnicas é o que o cliente procura.

Os conteúdos voltados para a solução são extremamente importantes. Deve-se fazer contatos diretos, com ofertas de contratação, ligações e envio de propostas.

Entenda toda a Jornada do seu Cliente!

Você viu o quanto um Funil de Vendas é fundamental para qualquer equipe Comercial, certo? É importante entender cada etapa, os gatilhos a serem utilizados e ter tudo isso alinhando com a jornada de compra do seu cliente.

O modelo de Funil de Vendas precisa estar sempre sendo monitorado e revisado como uma forma de entender melhor seu perfil ideal de cliente e o momento exato para aplicar estratégias de marketing e conteúdos que estejam condizentes com o estágio que o seu cliente se encontra dentro da jornada de prospecção.

Lembre-se: será o funil de vendas que irá dar suporte à jornada de compra do seu consumidor. Você já utiliza algum modelo? Conta pra gente!

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes