gateway de voz

O papel dos Gateways de Voz na Telefonia

Gateways de Voz são utilizados na maioria das empresas que tem telefonia convencional e pretendem ter uma operação de telemarketing. Mas muito se tem dúvida do que realmente é um gateway e as diferenças entre os existentes.

Se esse é o caso na sua empresa, continue lendo o post e venha conhecer conosco sobre o mundo de tecnologias voltadas para telefonia.

O que são Gateways de Telefonia?

Gateways são portões que transformam um tipo de dado em outro, estabelecendo conexão entre duas redes distintas.

Voltando ao nosso cenário de telefonia, o gateway de voz é um equipamento que possibilita a telefonia convencional ser transformada em telefonia IP, facilitando ligações pelo computador ou notebook em centrais de atendimento.

Existem vários tipos de gateway, por exemplo o modem que recebe o sinal de internet e transcreve para uma linguagem que celulares, notebooks, tablets e smart tv’s entendem, possibilitando então a conexão. Existem outros tipos de gateway e ao decorrer desse blog iremos explicá-los!

e-book telefonia analógica e digital

Principais tipos de Gateway de voz:

Existem alguns tipos de gateway de telefonia, nesse parágrafo irá ser exposto um pouco sobre eles:

1. Gateway E1

O Gateway E1 nada mais é que o responsável pela interconexão entre a central VoIP e rede telefônica pública.

São links digitais que transforam a telefonia pública (OI, TIM, VIVO e CLARO) em Voz por IP (voIP) através de cabeamento da operadora.

O lado bom de utiliza-lo é que permite que seja usado qualquer PABX físico ou virtual e faz roteamento de chamadas. Além de outras funcionalidades. gateways de voz

2. Gateway GSM

É a porta que permite a conexão entre voIP e operadoras de telefonia móvel (OI, TIM, VIVO, CLARO e etc.) só que dessa vez através de uma chipeira e chips de telefone.

Permite a gravação de chamadas, alta rastreabilidade de chamada e redução de custos já que algumas tem chamadas ilimitadas. Também possibilita Call Back (retorno inteligente de chamada) e envio/recebimento de SMS.

sistema para call center

3. Gateway de FXS gateways de voz

Por sua vez, é utilizado quando se tem um voIP e um PaBX analógico.

Ele é complementar ao FXO, pois para que o FXO seja conectado a internet e um sistema de telefonia digital é necessário que haja essa conexão Gateway FXS.

4. Gateway de FXO gateways de voz

Por fim, o Gateway FXO, que é usado para o processo inverso ao FXS, convertendo as chamadas VoIP ao padrão das linhas analógicas. gateways de voz

E por isso são complementares, uma é responsável pela entrada da chamada analógica no VoIP e outro pra saída da chamada VoIP para analógica.

Essas são as diferenças fundamentais dele, retorna a ligação pois não conseguiu atender na hora que o cliente precisou. Já o outro espera a solicitação do cliente através de um botão, ele mesmo fazendo o primeiro contato.

Agora é adaptar o modelo de gateway ideal ao cenário da sua empresa!

Conseguiu entender como funciona esta parte mais técnica de infraestrutura de Centrais de Atendimento e os tipos existentes de gateway de telefonia?

Agora você já conhece os tipos de gateway, basta escolher aquele que se adapte melhor com relação a sua infra!

Se ficar alguma dúvida, basta falar conosco no chat e vamos te ajudar.

QUERO EVOLUIR MEU CALL CENTER!