relacionamento com o cliente

Estratégias de Relacionamento com o Cliente

Por Juliana Baratta

Criar conexões fortes com os clientes, principalmente na era da tecnologia e com a internet dominando o mercado consumidor, pode parecer um grande desafio para as empresas. relacionamento com o cliente

Porém, o que muitas não enxergam é justamente a possibilidade de se criar vínculos, estabelecer verdadeiras relações com os clientes, utilizando a tecnologia como principal aliada.

Através dos canais de atendimento, é possível estabelecer relações com o seu público, basta estar atento a algumas estratégias na hora de atendê-lo.

O que é Relacionamento com o Cliente

Essa estratégia se baseia em cultivar e firmar um bom relacionamento entre a empresa e a persona, a fim de deixar o cliente mais confortável, conquistando sua fidelidade. Para que isso ocorra com sucesso, é importante que a organização desenvolva um canal de comunicação bem transparente, investindo assim em uma gestão de relacionamento com o cliente.

Para ajudar a criar as estratégias, é importante que a organização tenha sua gestão de relacionamento com o cliente muito bem preparada e com um ótimo tempo de resposta para atender às necessidades dos clientes.

ESTEJA NOS PRINCIPAIS CANAIS DIGITAIS!

Gestão de Relacionamento com o Cliente

Nessa gestão, existe um conjunto de práticas a serem realizadas nas interações com os leads e que são de extrema importância para que o relacionamento com o cliente seja positivo:

  • Saber ouvir o cliente para entender as suas reais necessidades;

  • Apresentar de forma clara tudo que a sua empresa pode oferecer pra ele;

  • Permita que o cliente tenha o tempo dele para fechar qualquer contrato;

  • Invista em programas de fidelidade para criar uma conexão de proximidade;

  • Não tente vender a qualquer custo, pois além de perder o possível cliente, ainda pode correr o risco de queimar a imagem da empresa;

  • Ter empatia é sempre uma boa pedida. Se coloque no lugar do cliente para saber como gostaria de ser atendido e coloque em prática.

     

A fórmula é simples, oferecer ao cliente a melhor experiência de compra e atendimento possível para que ele se sinta satisfeito com o produto ou o serviço prestado, vire fã da sua marca e volte e com um bônus extra: propagar gratuitamente a sua empresa para outras pessoas.

Não adianta investir em mil campanhas digitais e propagandas se não houver investimento no marketing de relacionamento com o cliente.

Principais Tecnologias de Interação

Nas empresas de atendimento ao cliente, por exemplo, sabemos que existe uma demanda muito maior de ligações, por isso muitas optam por integrar o sistema de URA, seja ela a URA Ativa ou Receptiva. Esse é um sistema tecnológico que permite gravar mensagens e direcionar a ligação para um setor específico ou enviar mensagens por gravação de voz, sem a necessidade de ação humana.

O CRM, também é muito utilizado por centrais de atendimento, podendo ser uma tecnologia voltada para estabelecer um bom relacionamento com o cliente! Este tipo de plataforma armazena todos os dados e informações sobre todos os atendimentos realizados, possibilitando uma análise da satisfação do cliente em relação a empresa.

plataforma de crm call center

Esteja nos principais canais digitais, aposte em uma plataforma Omnichannel !

Já as plataformas digitais que integram canais digitais – Omnichannel – são uma ótima escolha para oferecer um atendimento mais especializado e servir o cliente da forma que ele se sentir mais confortável, seja qual for a mensageria da preferência: WhatsApp Business, Chat no site, Facebook Messenger, Telegram e outros.

Essa plataforma Omnichannel permite uma maior interação com o cliente, tornando a relação entre o cliente e a empresa ainda mais próxima.

sistema omnichannel pluri sistemas

Desenvolva experiências positivas com seu consumidor!

Tendo uma boa estrutura na gestão de relacionamento com o cliente e seguindo os cuidados para evitar deslizes com os possíveis clientes, a empresa só tem a ganhar, pois será lembrada de forma positiva e com a chance de fidelizar o cliente.

Portanto, os setores de suporte, vendas, atendimento e marketing precisam estar sempre alinhadas para que esse relacionamento seja positivo para os dois lados.