hsm whatsapp blog pluri sistemas

[E-Book] Disparos ativos no WhatsApp – Modelos HSM

O WhatsApp se tornou o aplicativo de mensageria mais utilizado no mundo todo. Segundo pesquisas levantadas pela We Are Social, só aqui no Brasil, 96,4% dos brasileiros estão diariamente no WhatsApp, o que significa cerca de 165 milhões de pessoas frequentes no aplicativo. Com isso, o grupo Facebook viu a oportunidade de expandir os negócios e disponibilizou uma versão para contas comerciais.

Então surgiu o WhatsApp Business Account – WABA. Ele permite que empresas disparem mensagens ativas para uma lista de contatos pré-definida, através de um modelo de mensagem HSM – High Structured Message.

O HSM se trata de um modelo de estrutura das mensagens, que devem ser seguidos rigorosamente pelas empresas que possuem o serviço ativo de disparo via WhatsApp.

hsm whatsapp pluri sistemas ebook

API Oficial – Regra das 24 horas

Para dar início a uma conversa com um cliente, é preciso ter uma licença, e a empresa pode optar pela API oficial ou a não oficial. Com a API oficial, ao iniciar uma campanha de disparo de HSM no WhatsApp, a empresa tem até 24h para esperar um retorno do cliente.

Qualquer mínima interação que ele fizer dentro desse tempo, a empresa pode seguir a conversa sem ter que pagar por uma nova taxa. Caso o cliente não interaja dentro das 24h e a empresa desejar enviar uma nova mensagem, a cobrança começará a contar novamente.

Disparo de mensagens HSM no WhatsApp

Algumas regras são exigidas pela plataforma para que os envios possam ser feitos sem que a empresa corra o risco de ter o seu número banido. Algumas práticas são aprovadas, como:

  • Envio de Confirmação de Compras

  • Enviar notificação de Status de pedido

  • Enviar Códigos de Verificação para os usuários do site

  • Lembrar consultas e agendamentos

  • Comunicar atrasos de boletos e links de pagamentos (mensagens identificadas como cobrança também correm o risco de serem barradas pela plataforma)

 

Outra questão a ser considerada, é quanto a linguagem adotada nas mensagens. O modelo de HSM no WhatsApp requer uma clareza e objetividade bem grande para tudo que for redigido, a fim de evitar outras interpretações além do que de fato está sendo dito na mensagem.

A plataforma do WhatsApp também é intolerante a erros de ortografia e gramática, por isso, revise sempre as estruturas do HSM antes de enviar.

Opt-in e Opt-out hsm whatsapp

Antes de iniciar qualquer campanha, a empresa precisa ter a liberação do cliente para poder enviar as mensagens pelo WhatsApp. Para isso, existe o Opt-in que funciona como uma espécie de termo de aceite dos clientes e usuários, liberando para que a empresa utilize o número de telefone para envio de mensagens HSM no WhatsApp.

Existem várias formas de se conseguir o Opt-in, uma delas é através do cadastro direto no site ou enviando e-mails de solicitação.

Mas assim como o cliente deve ter a opção de se cadastrar, é importante também que a empresa deixe livre a opção para ele se descadastrar a qualquer momento. É o que chamamos de Opt-out.

Deixar o lead decidir se deseja continuar recebendo ou não as mensagens pode servir como um indicativo para a empresa, por exemplo, se os conteúdos disparados estão sendo bem recebidos. Em caso de um grande número de Opt-out, seria uma opção rever a estratégia dos conteúdos.

Para saber mais formas de realizar o Opt-in, baixe o nosso material exclusivo – HSM no WhatsApp:

hsm whatsapp pluri sistemas ebook

A Pluri Sistemas te auxilia no gerenciamento dos contatos via WhatsApp!

Aqui na Pluri Sistemas, temos a plataforma do sisChat que te auxilia na gestão de todas as campanhas integradas ao WhatsApp, E-mail, Site, Messenger e Telegram. Com ele, é possível realizar os atendimentos digitais, aumentar as vendas e qualificar os leads.