telemarketing ativo e receptivo

Saiba as diferenças entre Telemarketing Ativo e Receptivo

O Telemarketig Ativo e/ou Receptivo são estratégias essenciais em qualquer Central de Atendimento. Por meio deles pode-se fazer toda a parte de prospecção para uma possível venda, cobrança de dívidas de qualquer tipo, marketing e principalmente pesquisas. telemarketing ativo e receptivo

Se sua empresa está pensando em investir na área, é necessário que conheça as diferenças entre as práticas que podem ser adotadas.

Sobre o Telemarketing Ativo

O telemarketing ativo é aquele que os operadores fazem contato com leads para vender certos produtos/serviços. É possível:

  • Estabelecer um relacionamento de contato com o cliente.

  • Prospecção para vendas.

  • Pesquisas de marketing da empresa.

Como nesse caso a empresa é quem entra em contato, os operadores devem ter habilidades específicas:

1. Perfil de funcionário do ativo

O domínio total dos produtos, vantagens e benefícios é fundamental. Conhecer as fraquezas do concorrente e usar os diferenciais como ponto positivo para empresa é uma outra habilidade que esperamos. telemarketing ativo e receptivo

Atualização constate sobre novas funcionalidades e promoções também deve estar na ponta da língua do operador e deve ser disponibilizado através de treinamentos sempre que possível. As outras capacidades embora sejam comuns a ambas operações, deve-se citar:

  • Boa comunicação.

  • Segurança e tranquilidade ao se comunicar.

  • Empatia, simpatia, educação.

  • Bom conhecimento do produto/serviço.

  • Bom discurso de vendas que devem ser oferecidos e otimizados por treinamentos.

2. Vantagens do Telemarketing Ativo

Embora o cliente não saiba que você vai ligar e por isso não se prepara para aquela conversa, com um bom discurso de venda é possível que o operador consiga seguir com atendimento, nem que seja para um retorno. telemarketing ativo e receptivo

Dentre as vantagens, é um canal para gerar uma boa experiência, portanto abre mais um canal de vendas. Sua empresa passa a ter um profissional exclusivo para prospecção por telefone otimizando o tempo e aumentando vendas. Deve-se investir menos capital nesse tipo de operação, além de com o Marketing aumentar o alcance da marca.

3. Dica para aumento de performance do Ativo:

A dica no caso do Telemarketing receptivo é a utilização de um Discador Automático. A plataforma permite você configurar fluxos automáticos de ligação e tornar os processos de discagem muito mais otimizados.

Com um Discador Automático sua operação produz mais e realiza mais contatos ativos de Vendas ou até mesmo para Cobrança.

discador automático vendas

Conheça o Telemarketing Receptivo

O receptivo sendo mais simples, recebe as ligações dos potenciais clientes (Leads) e clientes da base. Pode ser usado em um SAC, por exemplo. É usado para:

  • Fazer Compras.

  • Solicitar Suporte.

  • Tirar dúvidas ou fazer uma reclamação.

Um cliente ao ligar para sua central quer dizer muitas coisas. Por exemplo, ele está disposto a escutar o que você tem pra falar, está com tempo para isso.

E não menos importante, tem um interesse no seu produto/serviço, mesmo quando o contato é feito em busca de suporte.

1. Perfil de funcionário do Telemarketing Receptivo

Para preparar bem sua empresa para esse tipo de chamada é importante escolher funcionários que sejam pacientes, tenham empatia e trabalhem técnicas (essas podendo ser passadas pela empresa) de como acalmar um cliente.

O comportamento do seu colaborador irá definir como o externo vê sua empresa e é por isso que se deve prestar atenção.

Esse funcionário ainda deve ter informações completas sobre o produto/serviço, pegar cases de problemas comuns e ter a solução replicável e saber quais perguntas deve fazer para entender qual é o problema.

2. Vantagens do Telemarketing Receptivo

A principal vantagem é oferecer ao cliente algum tipo de apoio, um canal de comunicação (SAC e Relacionamento). Além disso, passa credibilidade e surge como uma solução para quando os meios mais tecnológicos não funcionam.

3. Tecnologia para Telemarketing Receptivo

No caso do Telemarketing Receptivo, a utilização de um CRM é de grande ajuda! A plataforma permite você cadastrar todos os pontos de contato com o seu Lead ou Cliente.

Uma tecnologia que torna o atendimento muito mais personalizado, além de facilitar para que o operador entenda de forma prévia em qual momento o consumidor está com relação à sua empresa.

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes

Adapte o melhor modelo ao seu negócio!

Os dois modelos de negócio, sendo bem estudados e estruturados, promovem seu Call Center a grandes resultados.

É importante que entenda o seu próprio produto, sua estrutura e toda a sua operação para escolher o melhor modelo.

De um lado, temos um modelo ideal para Equipes Comerciais/Vendas, por meio de abordagens ativas: o Telemarketing Ativo.

De outro, um modelo que serve para times focados em Relacionamento com os clientes e que promovem verdadeiros Canais de Comunicação: o Telemarketing Receptivo.

Qualquer um dos modelos é super efetivo nos mais diversos tipos de objetivo e ainda podem ser otimizados pelo uso de tecnologias.

Anotou as dicas e informações? Agora é identificar a mais adequada a seu Call Center e dar início!