Dia do Consumidor Pluri Sistemas

Dia do Consumidor: conheça os novos hábitos e tendências ao longo da Pandemia

No Dia do Consumidor, nada melhor do que conhecermos as tendências do cenário que vem se transformando ao longo de toda a Pandemia. Devido ao isolamento social, diversas empresas (nos mais diversos segmentos) sofreram impactos e mudanças positivas e, em alguns casos, extremamente negativas.

O cenário de prevenção e zelo pela vida fez com que os consumidores evitassem as lojas físicas. Com isso, estamos vendo um aumento de compras em plataformas digitais de produtos não tão convencionais até então, como os alimentos.

Separamos alguns detalhes e números interessantes da mudança de comportamento do Consumidor. Novas tendências e adequações das empresas ao Digital foram visíveis! Confira alguns insights interessantes a seguir.

Novas tendências de Consumo: e-commerce e Streamings em alta

Com a crise do coronavírus instalada o consumo de produtos digitais aumentou muito no isolamento, como por exemplo, assinaturas nas streaming como Netflix e Globo Play que dobraram e compras em marketplaces como Magazine Luiza e Amazon que subiram cerca de 40%.

Outro segmento que também teve alta foi o de artigos de saúde e higiene, que aumentaram o número de vendas em 45%. Com a impossibilidade de manter as atividades de lazer que se praticavam normalmente, também houve impacto no setor, jogos online, livros e serviços de streaming passam a fazer parte da rotina de lazer do consumidor.

Mercados em Baixa: Eventos, Bares e Restaurantes Dia do Consumidor

Em contrapartida, o setor de eventos teve uma baixa significativa. Bares e restaurantes locais tiveram uma queda estimada de 60% no consumo até porque existem medidas governamentais que impedem a circulação de pessoas, aglomerações e festas. Outro setor que teve queda foi o mercado de prestação de serviços.

Um ponto não esperado era a diminuição nas compras impulsivas, houve uma tendência forte de economia e diminuição de gastos supérfluos, causada principalmente pelo medo do desemprego, aumento do valor do dólar e possibilidade de recessão no país.

Surgimento do Pix

O Pix é uma ferramenta que possibilita transferências monetárias em tempo real, cujo serviço está disponível durante todas as horas, dias e meses do ano. O principal objetivo é aumentar a eficiência e competitividade do mercado de pagamentos. Podem ser utilizados para transferência entre pessoas, pessoas e estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos, entre outros.

Levando em conta o ponto de vista dos compradores, o objetivo é facilitar, tornando rápido e intuitivo o pagamento do boleto. Já sob visão dos estabelecimentos comerciais, prevê a diminuição do número de intermediários entre a transação a fim de que diminua o custo de aceitação, disponibilização imediata dos recursos que levará a otimização da gestão do fluxo de caixa reduzindo a necessidade de crédito, facilidade de automatização, conciliação dos pagamentos e rapidez do checkout.

O Pix não veio para substituir os métodos tradicionais!

No mundo do e-commerce o Pix não veio para substituir as outras formas de pagamentos convencionais, veio na verdade para fortalecer o mercado do débito, uma vez que 80% das pessoas que compram online pagam com o cartão de crédito.

O Pix então significa um divisor de águas no mercado online, sendo uma forma de pagamento amigável, sem atritos na experiência de compras do consumidor, funcional e transparente, além de não ter custos abusivos para essas empresas.

Aposte nas tecnologias que lhe darão retorno!Dia do Consumidor

Ainda está cedo para prevermos quando o mundo sairá da pandemia e vejamos que nossos hábitos voltem ao “normal” ou, um pouco mais próximos do que era antes.

O fato é de que isso tudo afetou nossos hábitos de consumo, gerando até mesmo novos padrões de comportamento que, muito provavelmente, serão refletidos até mesmo pós-COVID.

Tudo isso que ocorreu fez com que as marcas e empresas acelerassem a adaptação e sua transformação digital. Podemos dizer que este processo acelerado foi justamente marcado como uma forma de sobrevivência das empresas. Sendo mais claro: “Adapt or Die” (Adapte-se ou Morra).

Chegou o momento de se digitalizar, de se transformar e muitas dessas mudanças terão reflexos para sempre. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes
conheça nossa integração