culture code

Culture Code – O que é e qual a importância de adotar na sua empresa

Por Juliana Baratta

Antes de apresentar o que é Culture Code, é importante termos em mente alguns outros conceitos empresariais. A cultura organizacional é um conjunto de elementos – regras, valores – que vão determinar o clima da empresa. Ela é extremamente importante para guiar as decisões a curto, médio e longo prazo e garantir o sucesso dos negócios.

O Culture Code nada mais é do que um documento detalhando essa cultura organizacional e que serve como guia, contendo as informações sobre princípios, valores, cultura, missão, crenças e tradições da empresa. Ela vai ajudar a compreender como a instituição funciona na prática.

O termo se tornou comum no meio institucional em 2009, quando a Netflix divulgou seu Culture Code para mostrar a transparência, autenticidade e simplicidade da empresa e a partir de então, outras organizações começaram a seguir a ideia.

Mas para que serve um Culture Code?

Ele pode ser usado para várias coisas na empresa, como um manual para novos colaboradores, um guia de boas práticas, normas de avaliação de desempenho, critérios para seleção e até mesmo como uma bússola para a empresa se orientar na hora de tomar decisões.

É uma espécie de livro sagrado da instituição!

Conheça mais sobre a pluri sistemas!

Por que criar um Código de Cultura?

Atualmente, com o mercado competitivo em alta, os profissionais acabam indo em busca de empresas que possuem uma cultura bem definida e estruturada para investirem sua carreira.

Além disso, é importante ter um direcionamento para guiar as estratégias e campanhas novas a serem adotadas na empresa, mantendo sempre a mesma linha de investimento.

Por exemplo: uma fábrica de roupas que utiliza tecidos feitos a partir de matéria prima reciclável e mantém toda uma estrutura voltada para as questões de sustentabilidade tanto externa, quanto internamente. Isso ajuda a construir uma imagem positiva para a empresa, pois mostra que ela coloca em prática no dia a dia seus valores éticos.

Por onde começar? Culture Code

Antes de fazer o Culture Code da sua empresa, é preciso ter bem estruturada as informações a respeito da cultura da organização. Busque por referências de outras empresas do mesmo setor, que tenham os mesmos valores para ajudar na criação.

Envolver os funcionários nessa etapa também é fundamental, pois podem surgir propostas que serão aproveitadas na realização do primeiro esboço. Depois das ideias já consolidadas e desenvolvidas, é hora de elaborar um design que se aproxima de todos os conceitos descritos no código, por isso é muito importante que ele tenha uma linguagem muito clara e seja de fácil compreensão, sem muitos enigmas.

Por fim, depois de pronto ele também poderá ser usado como documento de marketing digital para promover a empresa. Quanto mais bem feito o culture code da instituição, maiores são as chances de sucesso nas vendas, pois acaba atraindo a atenção de novos talentos, colaboradores, possíveis parceiros, potenciais clientes e futuros investidores.

Código de Cultura nas Centrais de Atendimento

É fundamental que empresas desse ramo invistam em um Culture Code para formalizar os atendimentos, por exemplo. A forma de abordagem de cada operador com os clientes pode ser padronizada, adquirindo um caráter mais humanizado e aproximando ainda mais a empresa do consumidor.

Como as Centrais de Atendimento costumam utilizar um discador automático para realizar chamadas e algumas chegam a integrar um sistema de chatbot – tecnologia de automação de chats – para agilizar numa primeira interação, o risco de cair em um atendimento muito robotizado é grande.

A fim de evitar perdas de leads e garantir maior sucesso nas vendas é que se pensou em criar uma cultura para as centrais de contact center. Como é possível extrair uma análise detalhada de cada atendimento, fica ainda mais fácil para essas empresas, criar seu código de cultura.

sistema discador call center