consumidor 4.0

Conheça o perfil do Consumidor 4.0 e como atendê-lo

Com o avanço das tecnologias, a forma de se consumir mudou e com isso o perfil dos consumidores também. O Consumidor 4.0 nada mais é que o resultado do seu entorno em relação às tecnologias e as estratégias de marketing que foram avançando nesse período

Para atender ao consumidor 4.0, o mercado precisou fazer algumas adequações! O intuito desse post é demonstrar qual é esse novo perfil, o que ele procura e como você, como empresa, pode atende-lo satisfatoriamente. Se esse tipo de conteúdo te interessou, continue a leitura!

Mas, o que é exatamente o Consumidor 4.0?

Antes mesmo de falar sobre o perfil do consumidor 4.0, é importante conhecermos os consumidores anteriores. Assim teremos uma ideia cronológica de como esse novo perfil de consumidor foi amadurecendo e se criando no meio em que estava imerso.

1. O Consumidor 1.0

O consumidor 1.0 tinha acesso a produtos bem básicos, normalmente padronizados e produzidos em massa. Era focado totalmente no produto em si. Com o surgimento da Era da informação, o acesso às informações ficaram mais simples e, portanto, agora era fácil comparar preços, marcas, produtos ou qualquer outro fator que satisfizesse melhor suas necessidades ou desejos.

2. O Consumidor 2.0

Surge assim o consumidor 2.0, onde o “cliente é o rei”. São desenvolvidas diversas ações para conquistar o consumidor, principalmente relacionadas a comunicação e preço. Nesse período as empresas precisam segmentar o público pois os seus produtos não podem ser mais básicos, devem atender a necessidades ou desejos específicos de cada grupo.

3. O Consumidor 3.0

Ainda assim não era suficiente, o consumidor 2.0 chegou ao fim e se iniciou a era do consumidor 3.0, este é focado também no consumidor, mas está ligado ao “algo além”, ao que está implícito na vontade do consumidor, suas paixões, crenças, valores, entre outros. As empresas começam a criar missão, visão e valores afim de que crie algum tipo de identificação com o consumidor.

Com isso, o consumidor 3.0 amadureceu certos pontos e viu que para realizar uma compra não era necessário somente pertencer ou ter seus problemas resolvidos.

O cliente precisa além de se identificar com a marca, viver uma experiência de compra, algo que justificasse ela escolher por uma empresa ou outra. E assim surge o consumidor 4.0!

4. O Consumidor 4.0

O consumidor 4.0 valoriza a experiência de compra, não avaliando somente o nível de solução que o produto entrega. Esse consumidor tem noção do que é a jornada do cliente e quer vive-la intensamente com a marca.

Com maior acesso a informação, o cliente chega para comprar já conhecendo o mercado e o produto a fundo, sendo assim o vendedor não é mais detentor de todo conhecimento sobre o produto, o cliente sabe muito bem o que procura.

Além disso, eles desejam que haja algum valor agregado ao produto, são eles alguns aspectos de eficiência do atendimento, qualidade do relacionamento pós-venda, design e cuidado da embalagem e outros pontos contam muito na hora da decisão.

Como atender às expectativas do Consumidor 4.0?

Agora ficou fácil de dizer como atender às expectativas do consumidor 4.0, uma vez que sabemos tudo o que ele busca e espera da empresa que quer contratar. A empresa então deve:

  • Procure seu público e se aproxime dele!

    O cliente não busca mais um produto/serviço, ele quer falar sobre suas dores, desejos e necessidades e vê-las sendo traduzidas em um produto ou serviço. Essa aproximação pode ser feita pelas redes sociais, mostrando o dia a dia da empresa, humanizando o processo ou por meio de campanhas que solicitem alguma ação do público alvo.

  • Trabalhe atendimentos personalizados

    Ofereça o atendimento diferenciado, um atendimento que tenha como centro das atenções o consumidor 4.0. Atendendo-o da forma que for mais confortável para o mesmo, sempre personalizando e humanizando esse atendimento. O pós-compra também é um ponto a se preocupar, o cliente deseja que a empresa se preocupe com o pós compra assim como se preocupou em converte-lo, é parte do processo. Esses são pontos chaves para fidelização.

  • Agregue Valor ao produto

    É importante também mostrar o valor agregado daquele produto, quando sua empresa tem um posicionamento com valores bem definidos e representa, de alguma forma, um grupo de pessoas, você cria um valor agregado ao produto. Pessoas daquela tribo, daquele grupo para se sentirem parte de algo maior costumam comprar esse produto muito pelo valor agregado.

Por que as empresas precisam se adaptar ao Consumidor 4.0?

O mundo está em constante mudança e para continuar vivendo em harmonia precisamos sempre nos adaptar a essas novas mudanças. E não seria diferente com o mercado, para que as empresas continuem sendo lembradas é necessário que se adaptem a essa nova forma de consumo.

O amplo acesso a informação deu poder ao consumidor, agora, o consumidor é quem domina a relação cliente-empresa, e isso faz com que as empresas devam estar sempre investimento em estratégias que envolvam o público, que de alguma forma criem uma experiência.

Assim, se torna cada vez mais relevante que as empresas entrem no mesmo processo que o consumidor 4.0 para garantir que eles tenham exatamente o que buscam.

Como uma estratégia Omnichannel poderá auxiliar

O Omnichannel traz ao consumidor 4.0 a possibilidade de ser atendido quando e onde desejar, essa comodidade traz diversos benefícios para ambas partes. A ideia é que o cliente seja bem recebido e que tenha suas dúvidas satisfeitas em qualquer plataforma de contato, de forma rápida e objetiva.

O resultado de uma plataforma omnichannel para este perfil de consumidor é o processo de compra totalmente assistido pela empresa, dando ao consumidor a sensação de uma compra extremamente positiva, uma vez que causa experimentação no cliente.

Esse consumidor é dinâmico e conectado, para que as empresas possam alcança-los devem estar no mesmo momento que o consumidor para que possam caminhar juntos.

A Pluri Sistemas disponibiliza uma ferramenta de atendimento via chat (sisChat), integrando os principais canais digitais atualmente:

A Plataforma ainda pode ser integrada com módulo de CRM da Pluri e atendimentos automatizados por meio de Bots de Atendimento. Para conhecer, clique no botão abaixo:

sistema para call center e gestão de pausa

Busque adaptar sua comunicação ao novo tipo de consumidor!

E ai, agora sua empresa está preparada para receber o consumidor 4.0? Como pôde notar durante o texto é imprescindível essa adaptação e a Pluri Sistemas adoraria fazer parte desse processo.

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer nossas plataformas omnichannel e dê o ponta pé inicial nessa nova fase!

quero uma plataforma omnichannel