treinamento para call center

Saiba como Vender pelo WhatsApp com 7 dicas incríveis!

Vender por WhatsApp tem virado uma tendência no meio empresarial. Isso tem facilitado a vida tanto do cliente quanto do vendedor, que pode trabalhar um número de leads maior em um curto espaço de tempo e criar um sentimento de amizade com o tratamento personalizado pelo WhatsApp.

Se você se interessa nos truques que podem ser feitos através do WhatsApp para potencializar suas vendas, continue com a gente nesse post e venha conhecer as maravilhas que essa plataforma trouxe para as empresas.

7 Dicas valiosas para Vender pelo WhatsApp

Existem várias formas de se vender pelo WhatsApp, mas o intuito desse módulo é trazer para você as 7 principais dicas que vão transformar o seu atendimento no WhatsApp em único, personalizado! Chegou a hora de explorar tudo o que a ferramenta tem para oferecer a você:

1. Use o WhatsApp Business vender pelo whatsapp

O Whatsapp Business tem sido pauta de muitas discussões, muitas delas porque a empresa não entende o porque de ser necessário usa-lo e não usar só a versão comum.

O Whatsapp Business é ideal para quem quer vender pelo WhatsApp, através dele você consegue mensurar toda sua operação e trabalhar com dados em todos os canais de comunicação. Os números facilitam a tomada de decisão dos decisores, através da identificação dos pontos de melhoria.

O aplicativo fornece informações importantes, como a quantidade de mensagens enviadas, quantas dessas foram entregues, além de quais foram lidas. Por fim também oferece envio de mensagens automáticas, tudo para que você consiga otimizar o atendimento! Um canal importantíssimo em centrais de Atendimento que optam pelo modelo Omnichannel, multicanal.

2. Dedique tempo ao Atendimento

Caso você não consiga atender o WhatsApp com certa agilidade é melhor então não disponibilizar o canal. A ideia do WhatsApp é justamente fazer com que flua o atendimento de maneira rápida e eficaz. Se isso não acontece, perde o sentido seu uso. Dedique tempo aos atendimentos feitos pelo Whatsapp, treine sua equipe para aprender a lidar com o público e com o time de atendimento.

3. Trabalhe a Divulgação do seu Contato de WhatsApp

Pelo WhatsApp, o atendimento deve ser feito para todos, tanto os da base quanto novos clientes. Para chamar esses novos clientes, você terá de divulgar esse número. Mas, fique atento! Você não deve mandar mensagens àqueles que não permitiram que você enviasse, falaremos disso mais a frente.

Para conquistar o cliente o recompense com algum conteúdo informativo, um e-book por exemplo e crie uma relação antes de enviar mensagens de vendas pelo WhatsApp.

4. Explore a Função Catálogo vender pelo whatsapp

A função Catálogo funciona como uma vitrine de produtos. Essa ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, informando inclusive o valor! Isso torna todo processo mais rápido e dinâmico. vender pelo whatsapp

5. Antes de comunicar, entenda o estágio do cliente

Mesmo dentro do WhatsApp é importante seguir um funil de vendas para direcionar como deverá ser feito o atendimento para clientes em estágios diferentes.

Crie um cronograma de mensagens onde cada etapa do funil o cliente receba um tipo de mensagem voltada para o momento em que se encontra. Aproveite essa dica:

  • Aposte em um CRM: o CRM (Customer Relationship Management) é uma tecnologia poderosa para quem deseja controlar cada etapa do Funil de Vendas. Um bom CRM permite cada analista gerir todas as etapas de relacionamento com o cliente além de concentrar informações-chave do mesmo e históricos de interação ou compras. Conheça o sisCRM da Pluri Sistemas e promova interações de vendas muito mais assertivas!

crm para call center

6. Faça utilização de Gatilhos Mentais

Essa é uma técnica em que você consegue convencer o usuário usando aspectos chaves para essa tomada de decisão. O gatilho de escassez é um exemplo que pode ser usado, o da urgência também.

Mas o importante, seja lá qual for a estratégia, mexer com as emoções do cliente – tendo cuidado para não ser invasivo – é uma boa estratégia.

7. Crie Listas de Transmissão

Uma lista de transmissão é quando você seleciona os contatos que deseja (importante que eles estejam na mesma etapa do funil para não o atender de forma indevida) e escrever uma mensagem para enviar.

Essa lista servirá para divulgar a chegada de novos produtos e anunciar promoções.

Antes de Vender, garanta a permissão de seus Clientes!

As vendas pelo WhatsApp de fato é uma ajuda gigantesca, mas é importante lembrar que não é somente subir uma lista de contatos para o celular e enviar mensagens. Para contatar o cliente através do WhatsApp você DEVE pedir permissão e assim não correr o risco do cliente que não queria aquele contato por aquela rede, bloqueie o número ou pior, o denuncie.

Esteja atento: em caso de denúncia de spam o número é banido! Um dos pontos de atenção, se dá pela LGPD protege os consumidores desse tipo de invasão, protegendo seus dados.

LGPD

Cuidado com a abordagem utilizada no WhatsApp

Uma boa abordagem pelo WhatsApp pode ser um fator de decisão na hora de utilizar o WhatsApp para vendas.

É importante que você saiba como escrever a mensagem. Uma mensagem direta será mais eficaz nesse primeiro contato, deve também ter algum gatilho para que o cliente converta.

Seja amigável, utilize emoji e aguarde retorno (não se despeça do cliente), o WhatsApp é só o ponta pé inicial! É importante encaminhar o atendimento para uma ligação, que é um canal mais prático para detalhamentos.

Além disso, integrar a um CRM também é importante, para justamente acompanhar o andamento do cliente no funil de venda, qualificar o lead e desenvolver planos de ação.

Usufrua do máximo que o maior Canal de Comunicação do mundo tem para lhe entregar!

É inegável que o WhatsApp se tornou uma referência na comunicação interpessoal e também entre pessoas e empresas, muito pela facilidade e agilidade que a ferramenta oferece.

Devido ao grande volume de utilização e facilidades, o WhatsApp se tornou um aliado poderosíssimo para vendas! Por isso, algumas funcionalidades vêm sendo incluídas como formas de tornar o canal cada vez mais útil para este objetivo: converter oportunidades em negócios!

Aproveite as dicas que informamos neste post, entenda cada etapa do funil de vendas do seu público-alvo e seja assertivo. Preparado para decolar suas vendas?

FERRAMENTA COMPLETA PARA WHATSAPP