call center hospitalar blog pluri sistemas

Call Center Hospitalar: atendimentos qualificados e melhoria operacional

Com todo esse contexto de tecnologias em avanço por causa da pandemia ficou ainda mais comum hospitais e clínicas usarem o sistema de call center, o chamado Call Center Hospitalar. A ideia de funcionamento desse sistema é basicamente ajudar no agendamento, na prospecção para oferta de produtos, atendimento, cobrança, etc.

Há diminuição de custos quando se coloca um sistema de call center porque quando todos os segmentos de atendimento passam pro digital, o número de pessoas no atendimento diminui, diminuindo gasto com pagamento de atendentes, podendo diminuir espaço físico, equipamentos, etc.

Como vantagem ao paciente, um atendimento rápido, direcionado ao que ele precisa, sem precisar gastar tempo e dinheiro com deslocamento. Ficou interessado nesse tipo de call center? Continue lendo e eu te conto um pouco mais!

Função do Call Center Hospitalar

O Call Center Hospitalar é um setor de atendimento e relacionamento com pacientes que possibilita, como já dito, a gestão e também ligações (independendo do setor) dentro da parte de atendimento das clínicas e hospitais. Dentre as funções associadas a um call center hospitalar estão o de prestar atendimento direto, humano e rápido ao paciente mesmo estando a distância.

Para isso é muito importante que o hospital/clínica tenha sistemas para otimizar esse atendimento. Se em um call center hospitalar o cliente que ligar não puder esperar numa fila de espera, provavelmente você perderá muitas ligações e terá um alto índice de rejeição.

Outra situação que torna mais nítida a necessidade de sistemas para esse call center é quando aquela não é a primeira ligação do cliente. É importante que se tenha um banco de dados com essas informações, assim podemos agilizar todo o processo de atendimento.

Além disso, a possibilidade de ter as informações de histórico de atendimentos arquivadas, torna os agendamentos de consultas mais práticas. Fora a possibilidade de utilizar uma URA para segmentar os tipos de atendimento.

O seu paciente só tem a agradecer com essa melhoria incrível no atendimento!

sistemas para call center

Principais Benefícios

Esse tipo de atendimento não beneficia somente o paciente, mas também médicos, profissionais da saúde e a própria gestão da empresa. Isso porque simplifica muitas das etapas envolvidas no atendimento.

Através do Call Center Hospitalar conseguimos fazer a triagem inicial do paciente definindo qual é o especialista que estará responsável por atende-lo. Em tempos de pandemia, quanto menos gente esperado essa triagem pessoalmente é melhor.

Atender demandas internas também é umas das possibilidades. Para que ocorra mais rapidamente a liberação de solicitações, como por exemplo, remoção e transporte do paciente, solicitação na farmácia, exames, entre outros, pode-se usar o call center.

Outro benefício é que se pode fazer ligações ativas afim de confirmar consultas para evitar que haja uma taxa alta de furos. Assim, se o paciente ao ser consultado previamente e falar que não poderá comparecer a consulta, aquele horário voltará a ficar disponível para outra possível marcação.

Invista em Treinamentos junto aos agentes

Para fazer com que o call center hospitalar funcione não basta apenas montar o projeto e contratar sistemas. Outra parte essencial, são os atendentes mobilizados para tal função.

Os atendentes para empenhar essa função tem de ter treinamento adequado. Diferente do treinamento dado ao Call Center Convencional, o treinamento precisa ser o mais humano possível, uma vez que se trata da saúde e vida de outras pessoas.

Além disso, o treinamento de atendimento tem de focar em soluções práticas e padronizados para garantir assim, a satisfação do cliente. O atendente deve ser empático, atencioso, educado e solícito.

Questões éticas no atendimento de um Call Center Hospitalar

Quando lidamos com saúde das pessoas questões éticas também são importantes. Pode haver necessidade de sigilo de informação ou solenidade no tratamento que fará toda diferença.

Quando o paciente ou familiar está fragilizado emocionalmente, demora para repassar informações ou comentários desnecessários e desrespeitosos com certeza serão muito problemáticos. Empatia e paciência nesse caso é o segredo.

Promova atendimentos humanizados em sua clínica ou Hospital!

Apostar em uma Central de Atendimento para sua clínica ou hospital poderá ser uma alternativa muito efetiva no que tange à melhoria do atendimento.

Claro, como vimos no post, utilizar um sistema para otimizar o encontro das informações e históricos do paciente e treinamentos constantes transformarão essa aposta em uma grande realidade.

O Call Center Hospitalar promoverá os atendimentos a um novo nível de qualidade, além de reduzir as taxas de furos de agenda.

O paciente terá suas necessidades supridas de forma mais rápida e assertiva por meio desta estratégia. Chegou o momento de pensar na alternativa, e a Pluri Sistemas poderá te auxiliar! Vamos conversa?

entrar em contato!