indicadores service desk

Call Center Educacional: a solução para fidelização e captação de novos alunos

Quando se trata do segmento de educação é sempre bem complexo falar sobre call center para o meio educacional e isso porque muitas pessoas duvidam da utilidade dele. Em contrapartida, o mercado vem crescendo cada vez mais nesse sentido, são cada vez mais pessoas adeptas à central de atendimento em instituições de ensino, provando sua utilidade não só na captação mas também retenção de alunos.

Nesse post, vamos desmistificar o Call Center Educacional e mostrar como ele pode ser útil para essas instituições.

O que é um Call Center Educacional?

O Call Center Educacional traz às instituições de ensino uma forma rápida, prática e objetiva não só de vender seus cursos, mas orientar os alunos, repassar informações e dar suporte ao mesmo.

Sendo assim, conseguimos ajudar desde os alunos que estão querendo ingressar em uma faculdade, de forma ativa, oferecendo os cursos e também de forma receptiva, atendendo-o bem e de forma objetiva quando ele procura entrar em algum dos cursos.

Outra perspectiva que também podemos observar, é para divulgar informações aos vestibulandos, horário das provas, que a inscrição foi confirmada, o que levar, onde vai ser, etc. Por fim, pode ser usado também para orientação dos alunos, os já inscritos nos cursos que desejam tirar alguma dúvida, solicitar algum documento, segunda via de boleto e etc.

Essas citadas acima são algumas das funcionalidades de um call center educacional, existem diversas outras formas de otimizar esse atendimento/venda dentro das instituições como na cobrança, SAC, suporte a plataforma de acesso de alunos e professores, etc.

Esse suporte de alunos e professores tem sido importante durante a pandemia pois tem trazido uma facilidade a mais quando se precisa de suporte no ensino remoto.

Vantagens de se apostar em um Call Center na Instituição de Ensino

Alguma das vantagens já foram citadas acima, mas agora de forma mais objetiva temos:

  • Maior conversão de alunos: isso porque o seu ativo de vendas aumenta e a chance de conversão cresce proporcionalmente.

  • Maior retenção de alunos: porque você consegue dividir demandas, dar um atendimento mais assertivo e portanto resolver um problema mais rápido e fidelizar o aluno por isso.

  • Maior chance de negociação de dívidas: quando se tem um setor responsável pela área de cobrança e tecnologias para que se faça isso de forma rápida e assertiva, a chance de renegociação aumenta e com treinamento dos atendentes, a quitação da dívida é bem mais provável.

Como um CRM auxilia no Call Center Educacional

Existem diversas tecnologias que auxiliam e tornam o atendimento aos alunos ou responsáveis algo muito mais assertivo e bem direcionado.

Dentre estas tecnologias destacamos o CRM (Customer Relationship Management): uma plataforma que facilitará o acesso às informações sobre o aluno de forma mais prática, além de históricos de pedidos e interações.

Por meio de um CRM de qualidade, o agente do Call Center consegue acesso rápido e objetivo ao perfil do aluno, conseguindo verificar todas os dados e entender melhor as tratativas anteriores.

O resultado disso? Um atendimento mais personalizado e uma redução no TMA (Tempo Médio de Atendimento), facilitando tratativas e elevando também a qualidade do atendimento se levado em conta o NPS (Net Promoter Score) ou Pesquisa de Satisfação.

A Pluri Sistemas conta com uma poderosa ferramenta de CRM, contendo tudo o que falamos anteriormente e com diversos cases de sucesso no segmento educacional. Confira:

crm + call center

Perfil dos Operadores e Abordagens

Os profissionais responsáveis pela área devem ter diversas características e essas devem ser focadas totalmente no perfil do cliente, entre elas estão a linguagem na abordagem deve ser adaptada ao interessado, falar de forma clara e objetiva também são características importantes.

Ter flexibilidade na hora de tratar com o interessado no caso de matrículas, deve se considerar taxas de desconto em matrícula ou mensalidade, prazos para pagar, entre outros.

Entender sobre os produtos vendidos e que não são como outros tipos de Call Center, estamos falando da formação de profissionais, do sonho de alguém em se formar, na hora da cobrança ou mesmo da matrícula, isso deve ser levado em conta.

Transforme a forma como se relaciona com Alunos e Responsáveis!

A popularização dos Call Centers Educacionais, principalmente neste período remoto, está facilitando o atendimento e otimizando os resultados das Instituições de Ensino (Vendas, Cobrança e SAC). Além disso, facilitam o contato e resolução de problemas dos alunos e candidatos.

As tecnologias de Call Center vêm tomando cada vez mais espaço e não seria diferente nas instituições de ensino podendo assim tornar todo esses processos de atendimento, cobrança e vendas o mais agradável e ágil possível!

sOLUÇÕES PARA SEU CALL CENTER