black friday 2021

Black Friday 2021: principais mudanças e adaptações das empresas

A Black Friday de 2021, prevista para acontecer na sexta-feira dia 26 de novembro, é o evento de maior número de vendas no mercado varejista com objetivo de fornecer promoções inéditas aos compradores.

Se você está procurando um artigo para saber mais sobre a Black Friday, sobre as mudanças no comportamento do consumidor e como isso vai influenciar nas vendas, quais são as adaptações necessárias entre outros temas, continue lendo!

Esse post é focado não só no vendedor, mas também nos consumidores. O conteúdo entrega dicas para ambas partes.

Sobre a origem da Black Friday 2021

A Black Friday é uma data conhecida mundialmente. Com lojas superlotadas e esgotamento quase instantâneo de algumas mercadorias, algumas lojas abrem nas primeiras horas da madrugada para suportar a vazão. black friday 2021

Normalmente o evento acontece um dia após o dia de Ação de Graças, embora alguns países não comemorem esse dia, utilizam da data subsequente para estimular a economia do país, aumento o número de vendas, com preços atraentes para os clientes.

Como o intuito da Black Friday no Brasil é fomentar a economia, normalmente as promoções duram o mês todo. Com o contexto de pandemia a tendência é que esse ano, não só no Brasil, mas no mundo, ainda mais lojas embarquem nas promoções e que o número de vendas seja cada vez maior.

Mudanças no comportamento do consumidor nos últimos tempos

É importante nesse contexto, deixar claro que o perfil do consumidor mudou. Isso principalmente por causa da pandemia que tornou o consumo mais digital. Outro ponto do perfil do consumidor que mudou é o foco: as funcionalidades do produto agora são secundárias, o principal é a experiência de compra.

Quando os consumidores se viram obrigados a fazer o isolamento social e o medo muitas vezes impediam que fossem a mercados, esses viram necessidade, assim como as empresas, de se adaptar ao modelo de compras virtual. Agora, compras de todo tipo passaram a ser feitas em e-commerce, desde compras de mercado, até compras de roupas, móveis, etc.

Outro ponto é como as funcionalidades, preço e fidelidade começaram a ser vistos como fatores secundários de motivo de compra. O atendimento e principalmente a experiência de compra é o que realmente importa para o consumidor.

A Black Friday como é conhecida, com filas enormes na porta de lojas, já não é uma possibilidade de realidade. Por mais que o número de mortes e casos de covid-19 tenham diminuído, o vírus ainda existe e não se pode abrir mão dos cuidados. Por isso, a Black Friday 2021 tem como tendência ser majoritariamente online.

4 Adaptações fundamentais das empresas para a Black Friday 2021

Visto que tanto o mercado e o cliente mudaram seus hábitos de compra, desenvolveu-se adaptações fundamentais para que o objetivo da Black Friday, fomentar a economia, ainda seja cumprido. Acompanhe abaixo essas adaptações:

1. Melhorar as soluções de pagamento digital

É imprescindível que as formas de pagamento sejam seguras, seja elas quais forem. Além disso, quanto mais formas de pagamento a empresa conseguir se adaptar, um público maior irá englobar e, portanto, expandir suas possibilidades de venda.

O PIX desde que surgiu se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas, isso acontece pela facilidade de uso e também pela agilidade, tanto para quem quer pagar, tanto para quem recebe.

Integrar sua plataforma com outras plataformas de pagamento digital também é uma estratégia interessante, abranger o maior número de bandeiras de cartão tanto no débito, quanto crédito são possibilidades para essa adaptação.

2. Aperfeiçoar a Comunicação

A comunicação continua sendo importantíssima nesse momento. Se o cliente vai fazer compras a distância na Black Friday 2021, é essencial que ele possa ter uma boa experiência no autoatendimento. Caso seja necessário um atendimento de alguém da equipe, esse atendimento tem de acontecer o mais rápido possível.

Se comunicar da forma correta com o cliente e no time certo permite que os clientes se sintam seguros na compra.

3. Esteja preparado para o aumento de acessos em seu site! black friday 2021

Obviamente, manter a estabilidade do site é essencial. Para isso, ter uma equipe especializada em tecnologia e disposta a corrigir possíveis problemas é importante. Se planejar nesse sentido também é necessário, faça estimativas em relação a quantidade de acessos simultâneos para que não haja problemas no tráfego

4. Marque presença no maior número possível de canais de atendimento

O consumidor deseja facilidade e agilidade para que tenha suas necessidades supridas, seja de compras ou SAC. Para a Black Friday isso não é diferente e é necessário estar presente no maior número possível de canais de atendimento: voz, WhatsApp, Chat no Site, E-mail e muitos outros.

Treinar a equipe com relação a linguagem e integrar estes canais em uma única plataforma é uma possibilidade incrível para quem deseja oferecer uma experiência ágil e verdadeiramente Omnichannel.

chat de atendimento

Cuidados importantes dos consumidores para a Black Friday 2021

Assim como empresas e comerciantes tem de ter cuidados específicos na Black Friday 2021, o consumidor também deve. Então vamos lá:

  • Ajuste o seu alarme: 00:01 começa a Black Friday 2021. Essa é a hora de procurar! Se você deseja muito uma coisa, acesse os sites nesse horário afim de pegar a promoção no início e com mais possibilidades, sem correr o risco de o produto esgotar.

  • Não compre por impulso: procure o produto, não compre o primeiro que ver! Enxergue a Black Friday como uma corrida pelo maior número de vendas e ganha quem oferecer o menor preço, os preços são bem competitivos, se tiver paciência para escolher, certamente achará um que se adapta a sua necessidade e ao seu bolso.
  • Não compre por impulso: procure o produto, não compre o primeiro que ver! Enxergue a Black Friday como uma corrida pelo maior número de vendas e ganha quem oferecer o menor preço, os preços são bem competitivos, se tiver paciência para escolher, certamente achará um que se adapta a sua necessidade e ao seu bolso.

  • Busque informações do fornecedor: verifique se realmente o preço está baixo e a veracidade da empresa. Desconfie de preços extremamente mais baixos, pois por causa do preço de produção e importação não é possível oferecer valores muito abaixo do normal. Sites falsos são normais nessa época do ano, assim como promoções falsas.

A Transformação Digital trouxe grandes impactos na Black Friday! 2021

Incrível como tivemos tantas mudanças sendo aceleradas por conta da pandemia. Por um lado, podemos enxergar aspectos positivos também: muitas empresas aceleraram seus processos de Transformação Digital!

A Black Friday 2021 absorverá diversas mudanças até mesmo comportamentais do consumidor e é importante que tanto comerciantes quanto os próprios clientes tenham noção do momento que vivemos.

Está preparado para vender ou adquirir produtos nesta Black Friday? A oportunidade é de ouro, mas esteja muito atento sempre.

Para as empresas a dica de ouro é: integrar o maior número de canais de atendimento possível para ter sucesso!

Você integra os canais digitais de atendimento de sua empresa? Saiba que a gente aqui na Pluri Sistemas possui um sistema completo e que poderá oferecer ao seu consumidor uma experiência digital, omnichannel e totalmente positiva!

QUERO ME TORNAR OMNICHANNEL