atendimento personalizado dicas pluri

5 Dicas para realizar um Atendimento Personalizado

Nos dias de hoje, um bom atendimento é cada vez mais relevante e existem diversos meios de prestá-lo. O principal deles é através do atendimento personalizado às necessidades do cliente. Se pararmos para avaliar as empresas que têm tido espaço maior na mídia e preferência na hora da escolha de compra, são aquelas famosas por seguirem experiências personalizadas, tais como o Nubank, a Magazine Luiza e o McDonald’s.

O mais importante a se pensar é que quando um cliente busca sua empresa para suprir uma dor que ele tenha, é possível por parte das empresas terem duas possíveis reações. A primeira delas é agir estritamente em âmbito comercial, onde a missão é vender a todo custo o produto/serviço. E a segunda, também focada no comercial, mas já humanizada, podemos pensar num atendimento focado nas necessidades, realmente buscar ajudar no que ele pretende, sem colocar interesses pessoais na frente e isso seria um atendimento humanizado.

O que é o atendimento personalizado?

Atendimento personalizado consiste em adaptar o atendimento da sua empresa às necessidades do cliente, a sua linguagem, atitudes. Entregando uma solução pontual e adequada, mas também humanizada. Consiste basicamente na personalização da comunicação a cada caso.

Para um atendimento personalizado, é importante levar em consideração toda a experiência do cliente, isso é, focar em ações que tornem a jornada do cliente mais proveitosa e focada em resolução.

5 dicas para realizar um atendimento personalizado

Agora que você entende melhor sobre o que é um Atendimento Personalizado, separamos 5 dicas para você implementar em sua Central de Atendimento e receber elogios por promover experiências melhor direcionadas e adaptadas ao perfil do seu público em questão. Vamos a elas:

#1 • Entenda o perfil do seu cliente / público-alvo

Trace um estudo de personas, para entender melhor o seu público-alvo. Entender melhor sobre o seu consumidor, aquele que visita seu ponto físico ou interage nas redes sociais permitirá uma comunicação mais assertiva e direcionada.

Alguns pontos são fundamentais para melhor entendimento do seu público, confira algumas informações valiosas que sua equipe precisa ter na ponta da língua:

  • Linguagem utilizada pelo perfil de cliente
  • Ritmo de negociação que se adapta ao consumidor
  • Nível de aceitação para Cobrança
  • Controle do Funil de Vendas e Estágios de negociação
  • Entendimento dos melhores Canais de Comunicação para contato

#2 • Previsibilidade para solucionar problemas

Entendido o perfil do seu cliente, alguns padrões poderão ser facilmente identificados facilitando o trabalho de previsibilidade com relação a possíveis problemas.

Tendo em mente o que poderá ocorrer, você conseguirá solucionar problemas apresentados da melhor forma possível, levando sempre em conta que tempo é algo que não se quer perder!

Solucionar situações de desgaste com seu consumidor de forma rápida e objetiva poderá transformar um problema em uma possível fidelização.

#3 • Mantenha contato no momento exato dentro da Jornada do seu consumidor

Entender a jornada do cliente facilita muito quando se torna necessário um acionamento. O contato com seu consumidor deve ser realizado no momento certo, para que não se torne algo negativo.

Uma plataforma de CRM funciona justamente neste ponto, como ferramenta que irá reter todos pontos de contato com seus consumidores e estágios de negociação.

Assim, seu operador terá informações na palma da mão para que sua empresa se mantenha viva na mente do consumidor, acionando no momento exato!

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes

#4 • Treine sua equipe e qualifique o domínio das informações atendimento personalizado

Ter uma equipe bem treinada para situações adversas também é importante. Ter domínio sobre os produtos e serviços oferecidos é importante pois passa credibilidade e torna o atendimento mais rápido no caso de questionamentos, dúvidas e etc.

Uma equipe qualificada, munida de tecnologias e informação, reduzirá o TMA (Tempo Médio de Atendimento) e a possibilidade de transferências de ligação entre setores ou outros operadores.

O cliente terá suas informações sanadas naquele atendimento específico, de forma personalizada e muito mais saudável.

#5 • Trabalhe atendimento multicanal

Ofereça diversos canais de atendimento ao cliente para que ele possa escolher a forma que se vê melhor atendido: telefone, FAQ, Chat no Site, redes sociais e outros.

Fornecendo diversos pontos de contato o cliente se vê cercado de métodos de suporte e se sente mais seguro para escolher pela sua solução.

CONHEÇA AS TECNOLOGIAS QUE TEMOS PARA atendimentos personalizados!

Tecnologias para personalizar cada atendimento

A Pluri Sistemas foca em tecnologias que facilitem o atendimento ao cliente. Nisto, algumas funcionalidades se destacam como forma de facilitar a extração de informações com objetivo de aperfeiçoar o atendimento e torná-lo muito mais personalizado. Vamos às funcionalidades indicadas:

  • Sistema de CRM completo: o CRM é fundamental para centralizar todos os pontos de contato com seu consumidor. Além disso, a ferramenta permitirá entendimento rápido do estágio de negociação que seu consumidor se encontra para possíveis acionamentos.

    • Registro de Contatos do Cliente

    • Controle da Jornada do Consumidor

    • Cadastro de interações de acionamento

    • Registro de Pedidos

    • Realizar agendamentos

  • Gravação de 100% das Chamadas: nosso sistema registra e grava 100% das chamadas de sua operação. Você poderá utilizar as gravações para análise de perfil do consumidor e monitoria da qualidade de atendimento! Informações preciosas para aperfeiçoar o atendimento e entender melhor seu cliente.

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Discador Automático e URA

Fidelize clientes por meio do seu atendimento personalizado!

Uma coisa é fato: o atendimento vem sendo algo que cada vez mais chama atenção na hora do consumidor decidir por uma marca ou outra. Não só na captação, mas na fidelização da base de clientes, este fator vem recebendo destaque!

O processo de personalização exige estudo de mercado, público e também de capacitação interna para tornar possível a oferta de um atendimento personalizado.

Hoje, além de toda a parte de estudo, as tecnologias estão auxiliando muito como forma de otimizar o “start” desta cultura dentro das empresas.

Entenda que, agora, é importante que as empresas saibam se relacionar com seus consumidores. Invista na construção de um atendimento personalizado efetivo, preocupado exclusivamente em suprir as necessidades do seu consumidor!

e-book telefonia analógica e digital