atendimento humanizado call center pluri sistemas

Saiba como aplicar Atendimento Humanizado no Call Center

Todos os dias passam diversas pessoas em uma central de atendimento. Essas empresas se preocupam com a forma como os atendimentos são realizados? Para que não seja mais um atendimento, para que não seja mais uma empresa oferecendo produtos ou cobrando é de extrema importância que se tenha um atendimento humanizado no Call Center.

Humanizar, porém, não significa extinguir as tecnologias. Mas sim, conseguir conciliar na empresa as tecnologias e o atendimento humano, dar a atenção devida aos clientes no momento certo. Dar atendimento de qualidade com agilidade é o que as tecnologias e atendimento humanizado visam.

Se você leu até aqui e concorda com essa estratégia de atendimento humanizado no call center e quer entender como funciona para implementar, continue a leitura!

Afinal, o que é o atendimento humanizado em um Call Center?

Basicamente, quando o cliente liga para a empresa a procura de um produto, serviço ou solução, é necessário que o atendimento seja feito de forma rápida, assertiva e humana.

O atendimento humanizado nada mais é que a experiência positiva proporcionada ao cliente. É a experiência de atendimento focada no diálogo mais atencioso e direcionado às necessidades daquele consumidor em específico.

Ele foge do tradicional de diversos telemarketings, não utilizando tanto scripts, mas sim as informações específicas daquele cliente. Tudo isso, com bastante empatia e personalização.

Vantagens de um Atendimento Humanizado no Call Center

As vantagens desse tipo de atendimento são as mais variadas, aproximar o cliente e a empresa é a principal dessas.

Ser empático com as pessoas, procurar entender e ajudar sempre vai fazer com que o outro lado se desarme e consequentemente se desarme e aceite melhor a solução proposta. Conheça algumas vantagens desta estratégia:

  • Maior capacitação dos Colaboradores: para alcançar um atendimento humanizado, será necessário melhorar a capacitação de sua linha de frente, já que o discurso do operador deve ser sempre flexível a cada situação. O atendimento terá grande desenvolvimento, já que os operadores precisarão ser mais analíticos e de alta performance.

  • Aumento do Ticket Médio: o ticket médio é um dos mais importantes dos indicadores, porque diz sobre conversão, o volume de compras em determinado período. Trabalhar a base de leads de uma forma satisfatória e receptiva aumenta a possibilidade de conversão e eleva o ticket médio do setor.

  • Melhoria na Satisfação do Cliente: empresas que se preocupam com a satisfação do cliente terão uma melhora notável! Atendimentos mais personalizados e flexíveis dentro do cenário do cliente serão muito mais assertivos e levarão experiências positivas ao consumidor. Isso poderá se tornar perceptível nas avaliações de atendimento, como o NPS (Net Promoter Score).

Segue a dica: Aumente a satisfação do cliente com um crm!

Sistemas de Gestão de Vendas, como o CRM são essenciais para esse tipo de avaliação positiva sobre o atendimento.

Nele guarda-se o histórico de todos os clientes e status de venda, dando a oportunidade do operador trabalhar melhor seus argumentos, de forma eficaz.

Aproveite para conhecer o CRM da Pluri Sistemas:

Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes

4 Dicas para tornar o seu atendimento humanizado

Para um atendimento humanizado no Call Center, é necessário ter empatia, uma boa comunicação, usar gatilhos mentais, deixar as padronizações de lado e usar o nome do cliente. Todas essas atitudes aproximam o cliente e operador.

Vamos aprofundar em cada uma delas afim de que fique mais fácil como proceder.

#1 Ter empatia

Falamos durante todo o post sobre ter empatia e realmente é a base do atendimento, procurar entender o lado do cliente, ouvir para entender e não para dar respostas.

Se colocar no lugar do outro para entender realmente a essência da dor e não só resolver o porque dói.

#2 Usar o nome do cliente

Faz parte do atendimento personalizado, usar o nome do cliente no atendimento. Usar o primeiro nome cria um vínculo de aproximação entre empresa e cliente que é importante para que haja satisfação.

#3 Usar Gatilhos mentais

Gatilhos mentais nada mais são que ferramentas que possibilitam a compra por impulso por exemplo, pois te faz associar com algo que já viveu e por conhecer aquela sensação ou você foge ou você se aproxima.

Quando um agente entende as necessidades do cliente, ele consegue acessar gatilhos mentais que deixem o cliente satisfeito. A chave do sucesso é gerar valor para o cliente.

#4 Ter uma boa comunicação

Uma boa comunicação é também a parte fundamental para prestar um bom atendimento ao cliente. O consumidor pode ser acolhido, mas não adianta se ele não conseguir entender qual é a solução do problema.

A linguagem assim deve ser clara, objetiva ao receber um chamado. Independente do canal adotado, assertividade é uma das palavras que deveriam guiar o atendimento.

Promova Experiências únicas de atendimento!

Precisamos deixar claro uma coisa: deixar o contato informal não é humanizar! A experiência de um atendimento humanizado vai muito além.

Com base no atendimento, nas palavras chaves usadas pelo cliente e no que aparenta sentir, é possível entender suas necessidades e ajustar o atendimento àquela pessoa.

É preciso tato, bom conhecimento dos produtos/serviços que dispõe, além de processos bem definidos de atendimento. O operador munido de informações rápidas e com os insights corretos, trabalhará não só atendimentos, mas experiências únicas juntos de seu consumidor.

O Atendimento humanizado é isso: promoção de valor para sua marca!

quero evoluir meu call center!