robocalls pluri sistemas

Anatel aprova cobrança para Robocalls

Por Juliana Baratta

Na última terça-feira (21), o Conselho Diretor da Anatel aprovou durante a 21ª reunião extraordinária, uma proposta que revoga uma série de resoluções do setor de comunicações. Uma delas é a aprovação para cobrança de chamadas com menos de três segundos, permitindo que as operadoras cobrem a partir do primeiro segundo de ligação e com o intuito de reduzir as robocalls (“robôs de chamadas”, na tradução literal).

Antes, essa cobrança era feita somente a partir dos quatro segundos da chamada mas, foi solicitado pelo conselheiro, Emmanoel Campelo, que fosse feita essa alteração, pois segundo ele é uma prática abusiva e que acaba interferindo no serviço de telecom.

Conforme o depoimento dado pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, os três segundos de ligação é um tempo muito curto e só pode ser aproveitado pelas robocalls. “Não há comunicação humana de apenas três segundos”, ressaltou Baigorri.

Novas exigências regulatórias

Segundo o presidente Carlos Baigorri, várias resoluções na área de telecomunicações já estavam ultrapassadas e precisavam de atualizações, pois muitas pessoas já não atendem mais ligações de números desconhecidos por conta do disparo maçante feita por robocalls e ressaltou ainda os esforços que a Anatel têm investido para amenizar a situação: “Não existe bala de prata e por isso a Agência precisa tomar várias medidas para combater o telemarketing abusivo. O Brasil está indo bem nessa direção e um dia pode se tornar referência para outros países”.

Recentemente, a Anatel também determinou que as operadoras adotassem o prefixo 0303 para ligações de telemarketing originadas de aparelhos celular.

Gerencie campanhas de voz ativas!

O que são Robocalls

Se trata de ligações pré-gravadas, com objetivos diversos, desde confirmar uma consulta ou até mesmo lembrar de uma viagem marcada. É uma tecnologia que agiliza demais nas centrais de atendimento, porém o problema está nas empresas que utilizam essa ferramenta de forma equivocada.

Certamente você já recebeu uma ligação de um número desconhecido e quando atendeu a chamada caiu segundos depois. Essas são as famosas robocalls, ligações que duram menos de três segundos e são realizadas por empresas de telecomunicações com o intuito de criar um banco de dados com o contato de pessoas dispostas a atender chamadas de números desconhecidos para que o operador possa entrar em contato futuramente, oferecendo produtos ou serviços.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Truecaller, em 2021 o Brasil disparou no ranking de países que mais disparam chamadas de spam, dado esse preocupante, uma vez que de acordo com a Anatel, é uma queixa comum dos brasileiros.

Serviço de automação de chamadas

É fato que as empresas que utilizam o serviço de automação chamadas serão afetadas, pois há 25 anos que a Anatel não cobra por essas ligações curtas e a partir de agora, uma chamada completada mas que cair logo em seguida, por exemplo, já será cobrada. Mas é preciso ter em mente que a decisão tem o objetivo de reduzir as ligações de spam e robocalls.

Por esse motivo, ter um planejamento bem definido e uma base de leads pré-estabelecidas é muito importante antes de utilizar qualquer ferramenta de automação, pois assim a empresa evita gastos e acelera os processos.

sistema para call center