tecnologias para cobrança pluri sistemas

6 Tecnologias incríveis para Cobrança de Inadimplentes

A tecnologia vem sendo nossa aliada a muito tempo e em tempos de pandemia usar as tecnologias para praticamente tudo virou usual. tecnologias para cobrança

Compras no mercado, assistir aulas, trabalhar, usar serviços bancários, etc. Assim, não seria diferente no setor de cobranças, existem tecnologias para cobrança que podem mudar a forma que seu setor as faz.

Se tem interesse em mudar o sistema de cobrança da sua empresa e quer saber quais as possibilidades. Separamos em neste post 6 dicas de ferramentas e funcionalidades que poderão potencializar as tratativas do seu setor de cobrança. Confira:

1. Discador automático

O Discador Automático serve para otimizar e facilitar a operação e consequentemente o trabalho dos operadores.

Funciona da seguinte forma: ao subir um mailing para o sistema, ele faz ligações automáticas, encaminhando-as para os operadores disponíveis a chamada no “alô” do cliente. Economizando assim o tempo de discagem, tempo de espera e atendendo consequentemente mais pessoas e assim, mais chances de virar a negociação.

Existem alguns tipos de discadores, para ler um pouco mais sobre os tipos, acesse o conteúdo do blog AQUI, alguns exemplos são, discador preditivo, power, preview, etc.

  • Discador Automático na Recuperação de Crédito: por conta do crescente número de devedores e capacidades de pagamento cada vez mais reduzidas, equipes de Cobrança precisam efetuar grandes volumes de ligação cada vez mais para encontrar os inadimplentes. Neste cenário, o Discador Preditivo surge como ferramenta ideal para promover um maior volume de chamadas e de forma que otimize o trabalho dos agentes.

2. Call Back tecnologias para cobrança

Já o Call Back é uma alternativa para quem tem receptivo e uma equipe reduzida de atendimento. Ele é uma ferramenta que faz retorno de chamadas de maneira automática quando todos os operadores estão ocupados em chamada e a fila de espera está congestionada.

Você provavelmente já ouviu na URA uma mensagem de voz pré-gravada onde diz “Olá, seja bem vindo a ****, nossa fila de espera está cheia, mas fique tranquilo, vamos retornar em instantes”. O Call Back filtra este contato, caso haja desistência por meio do cliente e automatiza o retorno assim que o primeiro operador esteja disponível.

  • Call Back na Recuperação de Crédito: nesse sentido, o call back seria útil àquele cliente que entrou em contato com a empresa querendo realizar o pagamento da dívida. Porém, devido ao grande volume de atendimentos, ele acaba abandonando a chamada devido à espera pela falta de atendentes disponíveis. Neste momento entra em cena o call back, automatizando esse retorno assim que o primeiro atendente esteja disponível!

3. CRM (Customer Relationship Management) tecnologias para cobrança

Sabemos que informação é uma das principais riquezas da empresa. É importante que você consiga administrar seus parceiros, tendo noção da sua carteira de clientes, informações relevantes de fluxo de venda em uma plataforma de gerenciamento. E é nesse sentido que vemos a necessidade do CRM.

  • CRM na Recuperação de Crédito: neste caso ele é usado para coletar e armazenar informações que serão úteis no atendimento ao cliente. Essas informações são normalmente, nome, e-mail, telefone, status de venda/pagamento, observações necessárias, etc. Assim, quando o operador entrar em contato com o cliente, ele saberá exatamente como andam as tratativas e acionamentos para trabalhar o contato mais assertivo possível.
Banner CRM + Call Center Pluri Sistemas - Registre interações com Leads e Clientes

4. WhatsApp e ChatBots

O Whatsapp é uma das tecnologias mais promissoras no contato com o cliente, incluindo cobrança. Ele tem um baixo custo, um bom alcance, passa por verificações de segurança constantemente, tem um alto índice de contato com a pessoa certa e é produtivo por manter diversas interações em um curto período de tempo.

O Whatsapp Business é o mais indicado, podendo ser associado a chatbots para automatizar ainda mais o atendimento, além de permitir diversos operadores utilizando simultaneamente.

  • WhatsApp e Chatbots na Recuperação de Crédito: ao utilizarmos um ChatBot integrado a um WhatsApp, temos a possibilidade de fazer um atendimento numa plataforma global, além de automatizada com robôs que trabalham 24 horas por dia. Isso significa, que a qualquer momento, em qualquer situação, o cliente conseguiria contatar a empresa e resolver tudo de forma simplificada e direta, atingindo diretamente a dor do cliente e resolvendo-a.

5. URA (Unidade de Resposta Audível)

A URA é importante para poder otimizar o atendimento, uma vez que assim como o Call Back, é uma mensagem de voz pré-gravada que no ativo, oferece uma promoção, um produto ou um serviço e pede para que o cliente digite um número no teclado para que ele aceite ou não aquele produto.

E no receptivo, cria caminhos no Call Center, se quer falar com diretoria, administração, comercial, etc.

  • URA na Recuperação de Crédito: a URA Ativa ou Reversa auxilia no alcance maior por meio de ofertas e campanhas específicas para pagamento. Sua empresa poderá utilizá-la para oferecer oportunidades exclusivas de pagamento e logo após transbordar para o atendente humano finalizar a negociação.

    A URA Receptiva, neste caso, funcionaria como forma de facilitar e direcionar o atendimento para o setor de Cobrança. Tornando o atendimento mais rápido, sem muita espera.

6. Ferramenta de Análise de Crédito

Mais do que analisar o crédito, é importante estimar a capacidade de pagamento do cliente. Existem Ferramentas de crédito incríveis que fornecem informações precisas, combinando variáveis para estimar a capacidade de pagamento e oferecer um acordo justo para ambas partes.

  • Análise de Crédito na Cobrança: a vantagem aqui é maior chance de aceitação da proposta visto a necessidade do inadimplente. Informações que poderão ajudar seu Vendedores a criarem um crivo importante antes mesmo do fechamento, evitando possíveis inadimplências.

Não encare como gasto, mas sim como investimento!

São diversos cases de sucesso no mercado de empresas que conseguiram incríveis números, com relação a Recuperação de Crédito, utilizando tecnologias para otimizar e tornar as estratégias muito mais assertivas.

Mas é importante se atentar também para o lado humano, buscar entender o seu perfil de cliente e buscar adequar scripts que não ofendam ou exponham seu consumidor. Cada canal de comunicação ou forma de acionamento deve ser meticulosamente estudada para só então aplicada à determinada tecnologia.

Que tal batermos um papo sobre algumas destas tecnologias? A Pluri Sistemas pode ajudar você e sua empresa a alcançar grandes resultados!

QUERO AUMENTAR MINHA PERFORMANCE