tendências de atendimento 2022

5 Tendências de atendimento ao Cliente para 2022

Grande parte das tecnologias surgem para auxiliarem em alguma demanda que não esteja sendo realizada da melhor forma ou para otimizar determinada tarefa. Isso não é diferente quando falamos de atendimento, já que existem diversas!

Para este ano de 2022, com um consumidor cada vez mais exigente, algumas tecnologias e boas práticas surgem como tendências de atendimento para quem busca revolucionar e se adequar a um mercado tão competitivo nos mais diversos segmentos!

O intuito desse post nada mais é que explicar as tendências para este ano de 2022 uma a uma, possibilitando àqueles que fazem o atendimento a inovar na sua função agradando o cliente e oferecendo experiências únicas.

Se você se interessou em conhecer essas tendências e entender como aplicá-las, continue lendo esse post.

1. Atendimento Omnichannel

Essa tendência é uma resposta ao novo comportamento de compra do cliente que vinha mudando desde antes da pandemia e agora se concretizou. Para um bom atendimento, o cliente precisa ser atendido através da plataforma/canal que se sinta confortável, de forma objetiva e com o menor tempo de espera possível.

O principal ponto do atendimento omnichannel é a integração dos canais! Por meio desta integração é possível que o atendimento ocorra de forma homogênea, com menos ruídos na comunicação e com muito mais agilidade.

Nesta tendência, alguns canais de atendimento se destacam e são importantíssimos para quem deseja oferecer possibilidades ao consumidor:

  • WhatsApp
  • Canais de Voz (Comercial – Suporte – SAC – Ouvidoria)
  • Facebook Messenger
  • Telegram
  • Chat no Site

O consumidor tornou-se digital, estar presente no maior número possível de canais é importantíssimo!

Não esqueça de adaptar a linguagem ou script a ser utilizado de acordo com o canal de comunicação!

2. Atendimento personalizado ao Cliente

Essa é uma técnica que se mostra uma tendência de atendimento bem simples de ser inserida. Mais uma vez voltamos ao novo perfil de consumidor: um consumidor que tem foco não no produto mas sim na experiência de compra.

Um atendimento personalizado que coloca o consumidor no centro e todo o resto se torna periférico é um diferencial. Devemos nos atentar ao momento certo de mandar mensagem, de pressionar, de dar o cheque-mate de acordo com o perfil de cada um.

Nesse sentido, o CRM pode ser um ótimo aliado para acompanhar a jornada de relacionamento e negociação dos clientes, já que traz uma visão do fluxo inteiro de contato que ele fez desde o primeiro dia que chegou para empresa.

Aposte em um CRM poderoso e efetivo!

O CRM (Customer Relationship Management) é uma tecnologia poderosa para quem deseja controlar cada etapa do Funil de Vendas.

Um bom CRM permite cada analista gerir todas as etapas de relacionamento com o cliente além de concentrar informações-chave do mesmo e históricos de interação ou compras. Conheça o sisCRM da Pluri Sistemas e promova interações de vendas muito mais assertivas!

crm para call center

3. Autoatendimento ao Cliente

Essa funcionalidade permite que haja a automação do atendimento, podem ser feitas através de Chatbot ou mesmo de URA’S. tendências de atendimento

Os Chatbot‘s (agentes virtuais) funcionam para atendimentos no meio digital, você consegue através dele fazer o atendimento inicial, dar respostas simples, encaminhar para operadores do setor certo fazerem o atendimento, entre outras funcionalidades.

Assim como o Chatbot, a URA que é outra tendência de atendimento, que funciona mais ou menos como o chatbot, a diferença é que a URA é uma solução de autoatendimento através de voz.

4. Atendimento ao Cliente via Vídeo

O atendimento via vídeo é outra funcionalidade que foi desenvolvida durante a pandemia, ela permite que o cliente consiga ver quem está o atendendo e portanto criar conexões mais intensas com o operador e portanto, com a empresa.

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada ao longo da Pandemia principalmente por Hospitais e/ou Clínicas de Saúde, na chamada Telemedicina.

5. Customer Centric

O novo consumidor que falamos durante o conteúdo, chamado de consumidor 4.0 deve ser tratado de uma forma diferente, condizente com o perfil dele. Por isso o Costumer Centric, uma tendência de atendimento para 2022, prevê colocar esse consumidor no centro das decisões e possibilitar um atendimento que seja altamente satisfatório para o lead ou cliente.

A aquisição de novas tecnologias, contratação de pessoas e implantação de novos métodos devem ser em prol, cada vez mais, de aumentar o nível de satisfação e tornar um experiência única para aquele que procura atendimento.

Adapte-se às mudanças e decole em 2022! tendências de atendimento

Como repetimos diversas vezes ao longo do conteúdo: o consumidor mudou muito e se tornou ainda mais exigente! Junto disso, o mercado vem se tornando cada vez mais concorrido em praticamente todos os segmentos.

As empresas então precisam se mover e buscar adaptar principalmente à forma como se relacionam com seus consumidores.

Neste conteúdo apresentamos tendências incríveis deste ano de 2022 que poderão transformar seus contatos com prospects e clientes, agora é mão na massa!

E ai, qual dessas tendências você já usa? Qual delas você pretende implementar? A Pluri pode te ajudar nisso!

controle melhor seu call center