canais de comunicação digitais

Conheça os 5 principais Canais de Comunicação

O contato para relações humanas é extremamente necessário. É a partir dele que criamos laços, que nascem ideias e que aprendemos coisas novas a cada dia. E isso não seria diferente no meio empresarial, a relação cliente e empresa é indispensável e para facilitar essa conversação existem os canais de comunicação!

Utilizar os diversos canais de comunicação é importante para que a empresa consiga criar com o seu cliente um bom relacionamento, conhecendo bem as características deles e podendo criar gatilhos e incrementar estratégias que sejam mais assertivas. Isso ajudará a melhorar não só o relacionamento, mas a conversão, a fidelização e a satisfação do cliente.

Ficou interessado? Continue lendo o conteúdo e entenda o que são canais de comunicação e sobre os principais canais afim de ficar afiado nos atendimentos e trazer a sua empresa resultados cada vez mais positivos!

O que são Canais de Comunicação?

Canais de comunicação nada mais são do que ferramentas usadas para estabelecer contato entre o cliente e empresa. São os pontos de contato entre o público e a marca. Esses canais são responsáveis por manter o relacionamento funcionando entre as partes, favorecendo o marketing de relacionamento gerando vendas.

Com o avanço da tecnologia, esses canais de comunicação se expandiram, deixando de ser somente telefone e e-mail para adentrar cada vez mais no meio digital trazendo as redes sociais como possibilidade de comunicação entre marca e cliente. Isso aconteceu principalmente devido a uma característica forte do consumidor do mundo de hoje (consumidor 4.0): o imediatismo.

sistema para call center e gestão de pausa

Para que servem os canais de comunicação?

Os canais de comunicação exercem diversos papéis dentro de uma empresa: eles são um meio eficiente de vendas tanto no ativo quanto receptivo.

Atender em mais canais significa atingir um público maior e, portanto, aumentar a probabilidade de vendas. Facilita também o lead tirar suas dúvidas sobre o que se vende e sobre a marca.

Além do pré-venda e comercial, os canais de comunicação podem ajudar também o pós-venda para uma melhor experiência do cliente e como consequência uma fidelização pelo aumento da satisfação do mesmo.

Prestar suporte em vários canais também é importante, uma vez que dúvidas simples podem ser resolvidas rapidamente por um bot ou mesmo um operador via canais digitais, sem necessariamente prender o lead na linha de chamada. Usa-los em ouvidoria e reclamações também é importante.

Confira os principais canais de comunicação

Depois de todas essas explicações sobre canais digitais chegou a hora de saber os 5 mais usados no meio empresarial. O ideal é que se estude qual deles ou se todos fariam sentido para sua empresa e os aplique na empresa, para decidir isso o ideal é analisar o perfil do cliente.

É importante lembrar que pior que não ter diversos canais de atendimento, é tê-los e não conseguir responder. Seja realista, ao escolher leve em consideração também sua realidade e dos seus funcionários.

1. Telefone / Atendimento por Voz

Este é, entre os meios de comunicação, o mais tradicional deles. É importante, porém, que se garanta que o cliente seja atendido de forma profissional, que as dúvidas sejam retiradas de forma clara e objetiva e sejam todos cadastrados num CRM para que se tenha controle da jornada do lead dentro da sua empresa.

Além de tirar dúvidas, o telefone pode ser uma ótima forma de prospecção, qualificação de leads e também de fidelização e pós venda.

sistema para call center

2. WhatsApp Business

O WhatsApp Business ferramenta é usada para um atendimento mais cômodo, há uma troca de mensagens fluida entre lead e empresa afim de tirar dúvidas simples.

Essas plataformas, porém, dependem de internet e precisam de uma atenção especial, para que o cliente seja atendido rapidamente e não fique sem resposta às demandas.

whatsapp business api pluri sistemas

3. E-mail Corporativo

Este também é um canal de comunicação um tanto antigo, é usado principalmente para documentação e oficialização de demandas. O e-mail também dá oportunidade de que o usuário responda quando quiser, sendo um canal de comunicação lento.

4. Chat Online / Chat no Site

Os chats online são chats no site da empresa. Esses chats auxiliam muito porque ficam nas páginas da empresa e facilitam o contato. A principal utilidade é para quando o lead está numa página de produto e o operador decide oferecer ajuda, mais informações sobre o produto e etc.

Nesses casos deve-se usar frases curtas que instiguem conversão, instiguem busca de informação para que o cliente converta!

5. Redes Sociais

O perfil do consumidor mudou muito e é de extrema importância para manter a competitividade com o mercado acompanhando as novas tendências. E as redes sociais fazem parte dessas novas tendências!

Para isso é necessário criar uma identidade para sua marca e se comunicar com os potenciais clientes de forma que criem algum tipo de ligação com aquele perfil e decidam conhecer a marca, tendo uma experiência com a marca.

Ferramenta de Atendimento Digital

Como Chatbots auxiliam no atendimento

Os Chatbots por mais que não configurem canais de comunicação é uma forma extremamente inteligente de comunicar com o cliente, principalmente para realocar os atendentes para onde eles realmente precisam estar.

Para dúvidas simples, pedido de 2ª via do boleto e coisas do tipo, não é necessário atendimento de um operador. E é para isso que servem os chatbots, para atendimentos simples que podem ser feitos automaticamente sem parar um operador para isso.

Além de serem respostas automáticas dadas imediatamente ao cliente, sem necessidade de espera pelo mesmo. Outro ponto positivo do mesmo, é estar disponível 24 horas.

Esteja presente nos canais de comunicação que o seu público marca presença!

Agora que mostramos toda utilidade dos canais de atendimento e o que pode agregar a ele, é hora de colocar a mão na massa!

Avalie toda sua estrutura, verifique seu perfil de consumidor, adapte-se ao canal e venha fazer parte dessa nova forma de se comunicar com o cliente que promete fidelização, maior conversão e gerar mais satisfação aos clientes!

quero uma plataforma omnichannel