robo-de-vendas

Robô de Vendas: alternativas para sua central

A regulamentação feita pela Anatel em Junho deste ano (2022), determinou a cobrança de tarifação por robocalls e robô de vendas (a partir do primeiro segundo de ligação), que são as chamadas disparadas automaticamente com mensagens pré-gravadas ou apenas com o intuito de validar contatos. É uma prática muito comum nas centrais de call center que buscam oferecer vendas de produtos e serviços ou realizar cobranças.

Contudo, essa ação das campanhas de chamadas acabaram sendo consideradas abusivas pela Anatel por conta da quantidade de reclamações dos consumidores que recebem essas chamadas e na maioria das vezes, ao atender, a ligação simplesmente cai.

A nova regulamentação/tarifação do robô de vendas afeta negativamente as centrais de atendimento, pois antes, as chamadas que eram cobradas a partir de três segundos, passam a ser cobradas no primeiro segundo de chamada, o que acaba gerando um gasto maior para as operações.

Robô de vendas: Como validar contatos de forma mais eficaz?

Com a proibição do robô de vendas, as empresas de call center precisaram fazer uma adaptação quanto às ligações a fim de evitar gastos muito além do planejado. Dessa forma, novos meios de se fazer a validação de contatos foram sendo disponibilizadas.

A Think Data, por exemplo, disponibiliza uma plataforma exclusiva de validação de clientes, através de informações já cadastradas. O Localização Garantida é um site onde é possível fazer a busca direta, antes de fazer o acionamento por ligação. Funciona da seguinte maneira:

  • 1º – A empresa fornece o os dados do consumidor que deseja localizar;
  • 2º – O sistema de Geolocalização do Think Data inicia a busca via app;

  • 3º – É feita uma checagem de uso daquele número;

  • 4º – Se o aparelho estiver ativo, ele é localizado e poderá ser feito o acionamento.

A plataforma é garantida pela Lei Geral da Proteção de Dados e protege o consumidor e a empresa de qualquer problema, além de garantir a legalização diante das normas ditadas pela Anatel.

WhatsApp para validação de contatos

Uma outra opção para realizar a validação dos contatos é através do WhatsApp para empresas. A plataforma permite o disparo ativo de mensagens, enviadas por modelos de HSM – High Structured Message – e tendo a liberação do cliente (Opt-In).

Para conseguir essa liberação, é necessário realizar o opt-in enviando e-mails, formulários ou criando landing pages dentro do próprio site da empresa. O opt-in funciona como uma espécie de termo de aceite do usuário para receber mensagens da empresa.

Dessa forma, a empresa tem acesso direto aos números validados e que já estão cadastrados na plataforma e podem realizar o atendimento pelo próprio WhatsApp, seja para lembrar de boletos em atraso, confirmar compras, atualização do status de pedido e agendamentos. Mas é importante frisar que essas mensagens precisam evitar os conteúdos de vendas e promoções, pois podem ser identificados e denunciados como spam.

whatsapp-business-api

Chatbots: automação para otimizar o trabalhamo humano

Ainda dentro do WhatsApp, você poderá contar com uma plataforma omnichannel que habilite um chatbot, que é basicamente a criação de um robô para disparos automatizados de mensagens dentro da plataforma.

Essa prática ajuda a otimizar os atendimentos, pois já direciona o cliente no primeiro contato para o operador especializado e permite um atendimento mais individualizado e melhor segmentado de acordo com a necessidade do cliente.

Atenção às boas práticas e estratégias na utilização de um robô de vendas!

Com essas alternativas, a sua central de atendimento pode ficar mais segura e livre de gastos com multas e outros prejuízos maiores.

O robô de vendas não deixou de ser o caminho mais rápido e fácil, mas é preciso estar atento para que a empresa não caia em dívidas por estar cometendo práticas ilegais.